A biotecnologia consiste no estudo e no desenvolvimento de organismos geneticamente modificados, assim como, a utilização dos mesmos. Compreende uma tecnologia desenvolvida através de conhecimentos de uma ou de várias áreas da biologia.
A engenharia genética é um conjunto de técnicas capazes de manipular genes. Engloba uma diversidade de conhecimentos científicos, como os conhecimentos no campo da genética, da biologia molecular e da bioquímica.
Compreende-se por Engenharia Genética o conjunto de técnicas que manipulam o DNA, por meio da sua recombinação, com o objetivo de fabricar organismos melhorados. Esse processo agrega alguns ramos do conhecimento além da própria genética, como a biologia molecular e a bioquímica.
Estes são alguns dos benefícios que podem trazer a engenharia genética à humanidade, a saber: produção de carne mais nutritiva e com menos gordura; aumento da produtividade na lavoura; criação de animais geneticamente modificados para serem utilizados em transplantes sem que haja rejeição; terapia gênica, consistente ...
É um conjunto de tecnologias, baseadas na tecnologia do DNA recombinante, utilizadas para alterar a composição genética de um ser vivo, incluindo o isolamento, a manipulação e a transferência de genes intra e interespecíficos para produzir organismos novos ou melhorados. ...
A engenharia genética permite ainda produzir anticorpos monoclonais, mediante a clonagem em bactérias de genes capazes de fazerem sua codificação. Este tipo de anticorpos encontra importante aplicação no diagnóstico clínico, e na própria intervenção terapêutica.
Manipulação genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do DNA num ser vivo, geralmente para expressar um gene.
Na medicina, a genética já permitiu o desenvolvimento de tecnologias que salvam milhares de vidas com a prevenção (aconselhamento genético) e tratamento de temidas doenças como, por exemplo, o câncer. O desenvolvimento da ciência genética também possibilita avanços na produção de medicamentos.
Importância das pesquisas genéticas Compreender o processo de hereditariedade, bem como as características e especificidades dos cromossomos, genes, DNA e RNA foi um importante avanço para a humanidade, pois possibilitou a compreensão da evolução humana.
"A genética médica tem uma aplicação muito grande na prevenção, diagnóstico, e tratamento das doenças hereditárias, ou seja, aquelas que se transmitem dentro de uma família, com forte componente genético. È muito importante nas doenças hereditárias, principalmente nas patologias congênitas.
A principal importância da variabilidade genética é que através dela ocorre a evolução e adaptação dos organismos ao ambiente. ... A perda da variabilidade genética dimunui a possibilidade das populações se adaptarem em resposta às mudanças ambientais.
A utilização da informação genética permite que a qualidade de vida apresente um avanço quantitativo e qualitativo, baseando-se em melhores medicamentos, novos diagnósticos, seleção de espécies mais rentáveis e produtivas para a agricultura e a pecuária.
A principal importância da variabilidade genética é que através dela ocorre a evolução e adaptação dos organismos ao ambiente. ... A perda da variabilidade genética diminui a possibilidade das populações se adaptarem em resposta às mudanças ambientais.
A genetica reje a evolução dos seres vivos.Na medicina,ela proporcionará um estudo detalhado das caracteristicas dos individuos,podendo assim identificar doenças,anomalias e atraves de interações com outras area,buscar soluções.Na agricultura e pecuaria podera proporcionar melhoramentos nas especies,tornando-as mais ...
Os conhecimentos desenvolvimentos na genética têm atualmente múltiplas aplicações, como a prevenção e o tratamento de doenças, o reconhecimento de identidades e o melhoramento animal e vegetal. Citogenética – estudo dos cromossomos. Genética molecular e bioquímica – estudo da estrutura de genes.
Embora diagnóstico e tratamento sejam especialidades médicas, o enfermeiro pode atuar na consulta genética desempenhando, através de conhecimento e preparo, um papel de suma importância no acompanhamento sistemático das famílias, fornecendo informações e orientações que podem ajudar a minimizar as seqüelas e ...
A genética é importante na agropecuária pois é através dela que se é escolhido o melhor produto para ser cultivado, sem risco de erros.
Do ponto de vista mais prático a engenharia genética em plantas procura adequar o DNA do vegetal para diversas finalidades como, por exemplo, resistência a pragas e doenças, tolerância a solos pobres em nutrientes, aumento do valor nutritivo, tolerância a altas e baixas temperaturas, aumento de produtividade, fibras ...
Benefícios e vantagens
O melhoramento genético consiste no processo de selecionar ou alterar o material genético de seres vivos de forma intencional visando o desenvolvimento de características desejáveis. ... Esse tipo de prática é conhecido como melhoramento genético convencional ou clássico.
O objetivo do melhoramento genético é o de avaliar características de interesse econômico em um animal para obter a predição dos valores genéticos. Ou seja, visa obter procedimento estatístico adequado para separar os efeitos genéticos aditivos dos demais.
O melhoramento genético animal, tem como objetivo principal a utilização da variação genética entre os indivíduos, para aumentar qualitativa e quantitativamente a produção dos animais domésticos (TONHATI,1998).