Seguem as espécies características do Cerrado:
Por exemplo, as árvores das savanas do Cerrado têm adaptações para resistir ao fogo como as cascas grossas que parecem cortiça e servem de isolante térmico evitando que as árvores morram. ... Assim, de tempos em tempos, o Cerrado precisa do fogo para se renovar e se manter com alta diversidade de plantas.
O aspecto geral da vegetação do Cerrado – troncos retorcidos, cascas grossas, raízes profundas e caules subterrâneos – é resultado da ação do fogo natural, comum nesse bioma, especialmente no período seco de inverno. Muitas espécies, adaptadas às queimadas naturais, brotam logo após as primeiras chuvas.
b) tem vegetação arbustiva, caducifólia com raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa. c) cobre 2 milhões de km2 do território nacional, sendo 80% inexplorados. d) apresenta duas espécies vegetais dominantes, o buritizeiro e o pequizeiro, não exploradas economicamente.
É devido a uma combinação de fatores naturais. A flora do Cerrado possui características biológicas que a protegem da morte em caso de queimadas – fenômeno comum na região devido aos raios. Mas o fogo mata alguns brotos, de modo que os galhos estão sempre crescendo numa direção diferente (veja no infográfico abaixo).
O cerrado é o tipo de vegetação brasileira formada por arbustos, gramíneas e árvores esparsas, podendo apresentar matas de galeria. A flora do cerrado é predominantemente formada por árvores de pequeno porte com troncos grossos e retorcidos, além de arbustos e capim.
Cerrado. O Cerrado é comparado às savanas posto que reúne árvores baixas, esparsas com troncos retorcidos, além de gramíneas e arbustos. Esse tipo de vegetação é encontrado nas regiões norte, nordeste, sudeste e centro-oeste do país, desenvolvidas no clima tropical sazonal.
As gramíneas são plantas que se caracterizam em geral como ervas monocotiledôneas de pequeno porte, podem ser anuais ou perenes, rizomatosa ou estolonífera, com caule em geral oco e articulado por nós sólidos, raramente ramificado e mais ou menos lenhoso, folhas lineares, sésseis, com lígula e bainha enrolada em redor ...
Resposta. Essa vegetação corresponde ao cerrado!
Manguezais. O solo dos manguezais é lodoso, salgado, rico em nutrientes e com pouco oxigênio. ... A vegetação comum dos manguezais são as plantas lenhosas (mangue vermelho, branco e botão) e vegetais como algas, bromélias, liquens e as samambaias de mangues.
Vegetação densa é um tipo de vegetação caracterizado como mata perenifólia (ou sempre verde)com árvores de até 40 m de altura como por exemplo arbustos;Já a vegetação espaçada é constituída por árvores de pequeno porte com raízes profundas cascas com forte espessura e folhas cobertas de pelos.
A região Nordeste tem uma vegetação tão rica quanto a sua cultura. Dependendo do clima e local, podem ser encontrados biomas diferentes, variando entre mangue, Mata Atlântica, vegetação de dunas, cerrado, caatinga, restinga, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais.
Geografia do Brasil Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.
Mata das Araucárias