no universo da gravura, quatro grandes grupos se destacam quanto à maneira como são produzidas as imagens: a xilogravura, feita a partir da ma- deira; a litografia, feita em matriz de pedra; a gravura em metal e, por fim, a serigrafia, feita a partir de uma tela.
Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado.
Litografia ou litogravura (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos, pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo.
Água-forte é uma modalidade de gravura que é feita usando uma matriz de metal, normalmente de ferro, zinco, cobre, alumínio ou latão. A matriz é uma placa metálica, onde é gravado um desenho ou uma impressão fotográfica. O papel é levemente humedecido e a impressão pode ser monocromática (tradicionalmente) ou a cores.
As técnicas mais conhecidas são: a pintura a óleo, a tinta acrílica, o guache, a aquarela, a caseína, a resina alquídica, o afresco, a encáustica e a têmpera de ovo. É também possível lidar com pastéis e crayons, embora estes materiais estejam mais identificados com o desenho.
Mestres da gravura são considerados todos aqueles artistas dos séculos XV a XVIII (até 1830) que iniciaram a arte da gravura dentro da tradição ocidental. ... Muitos artistas europeus como Albrecht Dürer, Rembrandt e Francisco Goya trabalharam com gravura.
xilogravura
Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.
A técnica da gravura em metal começou a ser utilizada na Europa no século XV. As matrizes podem ser feitas a partir de placas de cobre, zinco, latão e alumínio. As gravações nas matrizes, ou placas de metal, são feitas por incisão direta – ponta seca – ou pelo uso de banhos de ácido – água-forte e água-tinta.