EQST

Quais So As Principais Caractersticas Do Treinamento De Pliometria?

Quais são as principais características do treinamento de pliometria?

Pliometria é um método que reúne exercícios com saltos e lançamentos, que envolvem um alongamento da musculatura seguido de uma rápida contração (fase concêntrica). O músculo possui uma certa elasticidade e como todo elástico quando esticado, retorna rápido para sua posição inicial.

Porque treinar pliometria?

Outros trabalhos evidenciam ainda que os exercícios pliométricos ajudam a melhorar a coordenação motora e o equilíbrio para os movimentos específicos de saltos. Como já falamos, corredores também podem se beneficiar com as adaptações geradas pelos exercícios de pliometria.

O que se significa pliometria?

[ Desporto ] Tipo de exercício físico baseado em movimentos rápidos e explosivos, em que os músculos são repetidamente esticados e contraídos.

O que são exercícios pliométricos e quais os cuidados que devemos ter com essas atividades?

Exercícios de pliometria são baseados em movimentos rápidos e energéticos, muitos deles com saltos, precedidos pelo alongamento de algum músculo. Desse modo, ocorre o chamado ciclo de alongamento-encurtamento: o corpo usa a energia elástica adquirida com o alongamento para garantir explosões mais potentes.

Quantas vezes treinar pliometria na semana?

Quanto ao número de vezes na semana que a pliometria deve ser praticada, alguns estudos demonstram que apenas um estímulo por semana já é capaz de melhorar algumas variáveis de performance. No geral, realizar esse tipo de treino duas vezes por semana já é mais do que suficiente.

O que é potência e pliometria?

A pliometria se caracteriza como um método utilizado para desenvolvimento da capacidade de força explosiva através de exercícios que ativam o ciclo concêntrico e excêntrico do músculo esquelético provocando sua potenciação mecânica, elástica e reflexa.

Como treinar pliometria em casa?

Faça o salto com agachamento.
  1. Comece de pé, com os joelhos flexionados de leve. ...
  2. Abaixe o corpo até quase fazer a posição do agachamento e, em seguida, dê um salto. ...
  3. Estenda as pernas na hora de pousar, mas com os joelhos ainda flexionados de leve (para reduzir o impacto).

Quais modalidades esportivas utilizam mais da pliometria?

Pesquisas apontam que 20–30% da diferença de altura entre os dois saltos se deve a energia–elástica acumulada durante o CAE (2). Sendo assim atletas que participam de modalidades que dependam da execução de força–rápida como basquete, vôlei, tênis, atletismo podem se beneficiar da pliometria.

O que é o trabalho proprioceptivo?

A propriocepção é a capacidade que o próprio corpo tem de avaliar em que posição se encontra a fim de manter o perfeito equilíbrio parado, em movimento ou ao realizar esforços.

Quais as fases da pliometria?

O ciclo alongamento-encurtamento é dividido em três fases, a fase excêntrica ou de pré-alongamento, a fase de amortização e a fase concêntrica ou de encurtamento.

O que fazer para ter mais impulso?

4 exercícios que vão melhorar o seu salto vertical
  1. 1- Agachamento com peso corporal. Em primeiro lugar, o agachamento de peso corporal é útil para melhorar sua capacidade de saltar mais alto porque ajuda a aumentar a força corporal como um todo. ...
  2. 2- Elevação de panturrilha. ...
  3. 3- Pular corda. ...
  4. 4- Exercícios pliométricos.

Como aplicar pliometria?

Sugere-se a avaliação da força no agachamento antes de prescrever-se exercícios pliométricos. Ao começar a pliometria, deve-se usar baixa intensidade, maior volume de exercícios com progressão de intensidade gradual.

Dá para fazer exercícios pliométricos em casa?

Os exercícios pliométricos foram feitos para atletas profissionais que queriam ter um desempenho melhor e, portanto, são populares entre quem pratica esportes, como futebol e basquete. Ainda assim, até pessoas "comuns" podem praticá-los em casa ou na academia, desde que saibam adotar a postura correta.

Porque a propriocepção é importante?

A propriocepção é a capacidade sensorial de reconhecer em que posição está cada parte do nosso corpo. Essa percepção permite manter o equilíbrio em qualquer circunstância e também ajuda a evitar lesões quando praticamos esportes.