Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
O balé clássico surgiu nas cortes italianas, no início do século 16, embora não se saiba ao certo de onde veio a inspiração para os seus primeiros passos e coreografias. Foi o termo italiano balletto (“dancinha”, “bailinho”) que deu origem à palavra francesa ballet.
Tendo como base o ballet clássico, a sequência dos passos tem uma linguagem mais complexa onde o bailarino tem maior liberdade de expressão corporal. A aula segue com movimentos amplos e orgânicos sem a plasticidade do ballet clássico, as músicas são variadas.
Diferentes tipos de ballet
A coreografia neoclássica incorpora linhas e elementos clássicos, mas pode divergir da estética do balé clássico para incluir mãos e pés flexionados, contrações, ombros curvados, formações não convencionais de dançarinos e grupos de muitos bailarinos desempenhando coreografias diferentes ao mesmo tempo.
George Balanchine é frequentemente considerado como o pioneiro do balé contemporâneo, através do desenvolvimento do balé neoclássico.
Jean-Georges Noverre
A modalidade de dança “Dança Contemporânea” surge nos anos 60 nos EUA. Nasce no segmento da dança moderna, mas não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos.
Elementos da dança A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.