Depois de um ano amplamente afetado pela pandemia do Covid-19, o cinema em 2021 voltou a ter datas marcadas para as estreias de grandes filmes, incluindo aqueles que deveriam ter chegado às salas de exibição em 2020, mas acabaram sendo adiados. E aqui listamos alguns dos melhores filmes 2021.
A Netflix também fez bonito em 2021, ainda que com algumas produções bem surpreendentes. Afinal, se você nunca ouviu falar de A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, saiba que você não é o único — mas que essa é uma ótima deixa para você conferir essa divertida história.
A psicóloga infantil Anna Fox (Amy Adams) sofre de agorafobia. Confinada em casa, ela observa pela janela a vida aparentemente perfeita dos vizinhos da frente. Um dia, ela acaba sendo testemunha de um crime violento, que vira sua vida de cabeça para baixo. Baseado em um envolvente best-seller, este suspense psicológico adaptado por Tracy Letts revela segredos terríveis e mostra que nada é o que parece. Com Amy Adams, Gary Oldman, Anthony Mackie, Fred Hechinger, Wyatt Russell, Brian Tyree Henry, Tracy Letts, Jennifer Jason Leigh e Julianne Moore no elenco.
"Bliss: Em busca da felicidade" é uma alucinante história de amor vivida por Greg, recentemente divorciado e demitido, quando ele conhece a misteriosa Isabel, que vive nas ruas e está convencida de que o mundo poluído e deteriorado ao redor deles é só uma simulação virtual. A princípio descrente, Greg descobre que pode haver alguma verdade na louca teoria de Isabel.
E o grande segredo do Mestre do Kung-Fu foi justamente o carisma. Com um protagonista divertido rodeado de aliados igualmente ótimos, acompanhar esse drama familiar foi uma das melhores coisas que os fãs que super-heróis tiveram em 2021. E nem mesmo a história sendo bem avulsa do restante do MCU atrapalhou nesse sentido.
Um dos destaques do Oscar deste ano, Meu Pai é uma daquelas histórias para dar nó na garganta e fazer você chorar. Com uma interpretação impecável de Anthony Hopkins, o longa conta a história de um homem que sofre do Mal de Alzheimer. E a “beleza” — se é que podemos classificar assim — do longa é que ele apresente isso a partir das percepções do próprio idoso, recriando na tela todas as confusões mentais causadas pela doença.
Entre tantos títulos, estão os brasileiros "Marighella", que lutou para chegar aos cinemas, e "7 Prisioneiros", com Rodrigo Santoro, lançado na Netflix. "Um Príncipe em Nova York 2" e "Bless: Em Busca da Felicidade", disponíveis na Amazon Prime Video, e a belíssima animação "Luca", do Disney+, também são destaques.
Depois dos terríveis ataques ao World Trade Center e ao Pentágono em 2001, o Congresso americano nomeia o ilustre advogado e mediador Kenneth Feinberg (Michael Keaton) para liderar o Fundo de Compensação às Vítimas de 11 de setembro. Com a missão de alocar a compensação financeira para as vítimas da tragédia, Feinberg e a sócia Camille Biros (Amy Ryan) enfrentam uma tarefa praticamente impossível: definir o valor de vidas para ajudar famílias que sofreram perdas incalculáveis. Mas é o confronto com Charles Wolf (Stanley Tucci), um dos líderes da comunidade, que faz Feinberg entender o verdadeiro custo humano da tragédia, transformando sua frieza em compaixão.
Há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumandra, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya, rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido. No entanto, ao longo de sua jornada, ela aprenderá que será necessário mais do que um dragão para salvar o mundo – também será necessário confiança e trabalho em equipe.
Sentindo que sua vida pessoal e profissional não avança, Jenn (Kate Siegel) contrata o renomado hipnoterapeuta Dr. Meade (Jason O'Mara) para se recuperar de uma série de eventos traumáticos. Depois de passar por algumas sessões intensas, eventos assustadores e apagões misteriosos, Jenn descobre que se envolveu em um jogo perigoso e mortal. Com a ajuda do detetive Wade Rollins (Dulé Hill), ela precisa resolver este mistério antes que seja tarde demais.
Como o próprio título já deixa claro, a história é focada nessa rebelião das máquinas à la O Exterminador do Futuro, mas envolto por uma aura familiar muito mais carismática do que a de Sarah e John Connor. Isso porque o ataque dos robôs acontece justamente durante a última viagem de Katie com seus pais e irmãos antes de entrar na faculdade. Assim, como despedida, elas une forças com eles para salvar o mundo.
E o ponto de disputa desses dois irmãos que vivem em uma grande fazenda no oeste americano é a nova esposa desse caçula. A partir do momento em que a personagem vivida por Kirsten Dunst (Homem-Aranha) entra na vida dessa família, vemos o despertar da cobiça em Cumberbatch e em como ele fará de tudo para azedar o relacionamento. E embora pareça trama de novela, a forma visceral com que tudo se dá é única.
Baseado no best-seller vencedor do Man Booker de 2008, "The White Tiger" narra em tom épico, com toques de humor ácido, a história de Balram Halwai (Adarsh Gourav) desde suas origens humildes até o sucesso como empreendedor na Índia. Astuto e ambicioso, Balram consegue um emprego como chofer de Ashok (Rajkummar Rao) e Pinky (Priyanka Chopra Jonas), que acabam de voltar dos Estados Unidos. Criado para ser serviçal, Balram faz de tudo para se tornar indispensável para os patrões — até descobrir a face corrupta do casal, que não pensa duas vezes antes de traí-lo para salvar a própria pele. Prestes a perder tudo, Balram se rebela contra um sistema injusto e fraudulento para mudar sua história.
Em 2002, Suzane Von Richthofen e Daniel Cravinhos chocaram o Brasil por serem os responsáveis pelo brutal assassinato dos pais de Richthofen. Este ano, dois filmes diferentes contam uma mesma história - um pela perspectiva de Suzane e outro pela de Daniel.
O ano de 2021 está cheio de boas novidades nos cinemas. Entre elas, estão títulos como os live-actions de "Pinóquio" e "Cruella", esse último estrelado por Ema Stone; as animações "Tom e Jerry - O Filme" e "The Croods 2: A Nova Era", e o super aguardado "Top Gun: Maverick".
Judas e o Messias Negro está disponível na HBO Max e para compra e locação no Now, Google Play, Microsoft Store e iTunes.
Quem diria que teríamos um faroeste sendo indicado como um dos melhores filmes do ano em pleno 2021? A diferença é que, em Ataque dos Cães, não temos o xerife ou o fora da lei marcando presença. A história toda é centrada em uma questão familiar entre um irmão bondoso e outro ambicioso e cruel. É o velho arquétipo do Caim e Abel sendo muito bem vivido por Benedict Cumberbatch.
Ambientado na bela Riviera Italiana, este longa-metragem da Disney e da Pixar acompanha as aventuras do garoto Luca (voz de Jacob Tremblay na versão original) durante um verão inesquecível repleto de macarronadas, gelatos e passeios incríveis de motoneta ao lado de seu novo amigo Alberto (voz de Jack Dylan Grazer na versão original). Mas um grande segredo ameaça colocar fim à diversão: abaixo da superfície da água, eles são monstros marinhos!
Faz sentido o grande ganhador do Oscar de Melhor Filme de 2021 aparecer também como o melhor longa do ano também por aqui. E embora nem sempre a gente concorde com a Academia, Nomadland faz por merecer a premiação ao trazer um retrato real de uma situação bastante contemporânea: os nômades modernos.