Uma molécula de gordura consiste em dois tipos de componentes: um esqueleto de glicerol e três caudas de ácidos graxos. O glicerol é uma molécula orgânica pequena com três grupos hidroxila (OH), enquanto um ácido graxo consiste em uma longa cadeia de hidrocarbonetos ligada a um grupo carboxila.
No caderno , escreva quais dos alimentos a seguir são ricos em glicidios ou carboidratos, lipídios e proteínas: manteiga , batata , clara de ovo , mel , banana e azeite .
Amido: cereais, como trigo, aveia, farelos, arroz e milho; em biscoitos, pães e massas; em raízes tuberosas e caules, tais como mandioca, batata, batata-doce e cará; em legumes, verduras, frutos e sementes, como alface, rúcula, cebola, tomate, entre outros.
Frutas e vegetais contêm uma variedade de nutrientes, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes. Comer a quantidade recomendada de frutas e vegetais por dia pode reduzir o risco de doenças crônicas. Os vegetais são ricos em vitamina A, vitamina C, fosfato, fibra e potássio.
Alimentos ricos em carboidratos complexos
No entanto, alguns exemplos dos tipos de alimentos que devem ser evitados são:
Pães de um modo geral, arroz e tubérculos (como batata, mandioca, beterraba e mandioquinha) devem ser evitados, assim como macarrão e frutas (exceto morango, kiwi e limão, por terem baixa quantidade de carboidratos). Já o uso de whey protein é permitido, mas de preferência a proteína isolada, sem carboidratos.
10 frutas que engordam (e podem estragar a dieta)