1- Capacitor Eletrolítico: Diferencia-se dos demais por ter o material dielétrico de espessura extremamente pequena com relação aos outros. ... Neste capacitor é muito perigoso polariza-lo incorretamente, pois ele pode explodir liberando gases. Os mais modernos não explodem nestes casos, apenas incham.
A codificação segue a seguinte convenção: – Os dois primeiros números impressos especificam o valor da capacitância. – O terceiro número indica o número de zeros que há após os dois primeiros números./span>
Capacitor ou condensador é um componente que armazena energia na forma de um campo eletrostático, e lá permanece durante certo tempo mesmo que não for alimentado eletricamente. Os capacitores são constituídos de duas placas metálicas chamadas de armaduras e são separas por um isolante denominado dielétrico.
Já que o farad é uma unidade muito grande, valores de capacitores são geralmente expressos em microfarads (μF), nanofarads (nF), ou picofarads (pF). Como o milifarad é raramente usado na prática, uma capacitância de 4.
1 µF, uF ou mF = 1 microfarad = 10-6 farads. (Cuidado: em outros contextos, mF é a abreviação oficial de milifarads, ou 10-3 farads).
Os capacitores eletrolíticos de alumínio SMD usam três símbolos no seu código de identificação, sendo dois números para a capacitância e uma letra para a tensão de trabalho. A letra pode ser intercalada ao número, substituindo a vírgula decimal. Por exemplo, F33 indica um capacitor de 33 uF x 25 V.
Ela usa, no lugar das cores, números para indicar cada caractere. Esta tabela é usada para capacitores com 5 caracteres, onde os três primeiros são referentes ao valor da capacitância, o quarto a tolerância e o quinto a tensão de trabalho.
Função dos capacitores A função mais básica do capacitor é a de armazenar cargas elétricas em seu interior. Durante as descargas, os capacitores podem fornecer grandes quantidades de carga elétrica para um circuito.
Os capacitores eletrolíticos são bastante usados em circuitos de corrente contínua. Em seus terminais existe uma polarização a ser respeitada. O terminal correspondente ao negativo tem uma indicação pintada no corpo do capacitor.
Como o próprio nome já indica, a capacitância nada mais é que a propriedade que este importante dispositivo tem de armazenagem de cargas elétricas, cujo símbolo é representado pela letra C. A capacitância é medida em “farads”, unidade de medida que indica a quantidade de armazenamento de carga dos capacitores./span>
O diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função transformar corrente alternada em corrente contínua. Não pare agora...
Os transistores têm duas funções básicas: amplificar a corrente elétrica ou barrar a sua passagem. Quando na função de amplificador, os transistores são alimentados por uma baixa corrente elétrica de entrada, amplificando-a e, assim, produzindo uma corrente elétrica de saída com maior intensidade.
A função de todo resistor é limitar a corrente no circuito. Sem o resistor nesse circuito o LED iria queimar. A corrente IDEAL que deve passar no LED é de 20mA. Mas no caso, se você usasse um resistor de 500 ohms o LED iria acender normalmente, só que com menos luminosidade, então seria menos corrente no circuito./span>