EQST

Quais So As Doenças Que So Detectadas No Teste Do Pezinho?

Quais são as doenças que são detectadas no teste do pezinho?

Hoje, o teste disponibilizado pela rede pública auxilia na descoberta de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, deficiência de biotinidase, fibrose cística, anemia falciforme e hiperplasia adrenal congênita (HAC).

Quais são as 50 doenças detectadas pelo teste do pezinho?

Doenças identificadas pelo teste do pezinho
  1. Fenilcetonúria. ...
  2. Hipotireoidismo congênito. ...
  3. Anemia falciforme. ...
  4. Hiperplasia adrenal congênita. ...
  5. Fibrose cística. ...
  6. Deficiência de biotinidase.

Quanto custa teste do pezinho particular?

O teste básico do pezinho é de graça, oferecido pelo SUS, e toda a criança tem direito. Mas o teste do pezinho ampliado deve ser solicitado e pago pelos pais da criança. Em média, os serviços particulares cobram R$ 250 pelo exame detalhado da condição do recém-nascido.

Como fazer o teste do pezinho completo?

O teste do pezinho é realizado com uma picadinha no calcanhar, uma das regiões mais irrigadas pelos vasos sanguíneos. Isso o torna rápido e pouco invasivo.

O que acontece quando da alteração no Teste do Pezinho?

Se o resultado do teste estiver alterado, a família deve ser convocada para o bebê fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.

Por que o Teste do Pezinho é feito no pé?

O exame é feito através de uma pequena picada no calcanhar do bebê. O furo é praticamente indolor e o sangue é coletado rapidamente. O calcanhar é o local escolhido por ser uma região com muitos vasos sanguíneos.

Como saber o resultado do exame do pezinho?

Acesso Postos de Coleta Passo 1: Acessar o menu AMARELO onde diz “Resultado Teste do Pezinho”. Passo 2: Digitar a Senha que pode ser encontrada na Ficha de Coleta ou no Informativo aos Pais. Lembre-se: Não utilizar pontos, vírgulas ou espaços. Passo 4: Clicar em RESULTADO.

Qual é o resultado normal do Teste do Pezinho?

DOSAGEM DA TIROSINA: VALOR DE REFERÊNCIA: NORMAL: ATÉ 5,1 mg/dL FATOR DE CONVERSÃO: 1,0 mg/dL CORRESPONDE A 55,2 mcmol/L.

Qual a diferença do teste do pezinho do SUS é particular?

O teste do pezinho é obrigatório e gratuito em todo o território nacional desde 1992. Existem três versões disponibilizadas no Brasil: uma básica e duas ampliadas. A versão básica é oferecida tanto pela rede pública (SUS), quanto pela rede privada e identifica seis tipos de doença: Fenilcetonúria.

Quais os exames do teste do pezinho ampliado?

O exame, feito por meio da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos, atualmente engloba apenas seis doenças. As seis doenças abrangidas atualmente são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Quais são os exames do teste do pezinho?

Todo bebê que nasce no Brasil tem o direito de realizar gratuitamente essa triagem, que consiste em quatro exames: Teste do pezinho....Algumas doenças detectadas pelo teste do pezinho
  • Fenilcetonúria.
  • Hipotireoidismo congênito.
  • Deficiência de biotinidase.
  • Fibrose cística.
  • Anemia falciforme.
  • Hiperplasia adrenal congênita (HAC)

Quais são os motivos para repetir o exame do pezinho?

O teste do pezinho exige repetição para esclarecer o primeiro resultado, quando suspeito de normalidade ou quando o teste é realizado antes de 48 horas de vida. Um resultado normal, mesmo no teste ampliado, não afasta a possibilidade de outras doenças neurológicas genéticas ou adquiridas.

Qual a chance do teste do pezinho dar errado?

Quer dizer que o teste do pezinho pode falhar? Sim, em mais de 80% dos casos pode ser um falso-positivo; os pais podem ficar tranqüilos até a realização da contra-prova (2º teste do pezinho).

Como deve ser feita a coleta do teste do pezinho?

Segurando o e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas evitando prender a circulação. A punção só deverá ser realizada após a assepsia e secagem completa do álcool(1).

Onde fica registrado o teste do pezinho?

Onde se pode fazer o teste do pezinho? Diversas maternidades já fazem o teste rotineiramente, antes da alta hospitalar, após o parto. Procure saber se isto é feito na maternidade onde nasceu o seu filho. Caso o teste ainda não tenha sido feito, você poderá procurar Postos de Saúde do seu município.

Pode fazer o teste do pezinho com 7 dias?

O Teste do Pezinho é um exame simples, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Para a sua maior eficácia, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta que ele deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.

O que acontece quando da alteração no teste do pezinho?

Se o resultado do teste estiver alterado, a família deve ser convocada para o bebê fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.

Porque o teste do pezinho é feito no pé direito?

O exame é feito através de uma pequena picada no calcanhar do bebê. O furo é praticamente indolor e o sangue é coletado rapidamente. O calcanhar é o local escolhido por ser uma região com muitos vasos sanguíneos.

Qual a diferença do teste do pezinho básico e ampliado?

Atualmente, existem três versões do teste do pezinho disponíveis no Brasil: uma básica e duas ampliadas. A mais simples delas é capaz de detectar até 6 doenças. Já as duas versões ampliadas podem detectar de 10 a 48 doenças com uma só picadinha.