Pode-se afirmar que o envelhecimento ocorre quando processos intrínsecos e interações com o ambiente, como luz solar, toxinas no ar e na água e nossa dieta, causam mudanças na estrutura e na função das moléculas e das células do organismo.
Agora, é preciso um amplo programa educacional, para que toda a população tenha noções básicas sobre o processo de envelhecimento, para que valorize e respeite a pessoa idosa”. ... Outro desafio do país é aumentar a oferta de políticas públicas que garantam que a população idosa envelheça de forma ativa.
“Entrar em contato com os idosos ao redor e procurar entender suas aflições, sem ser paternalista ou infantilizar o outro, nos torna mais tolerantes”. ... Para Alexandre, é preciso pensar a cidade com a lente de um idoso, conversar com essa população e entender suas reais necessidades no dia a dia.
“É obrigação da família, da comunidade, da sociedade, do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Soluções para o envelhecimento populacional
Um dos principais motivos do envelhecimento mundial é a melhora na qualidade de vida, pode-se destacar na parte da saúde, com a cura e tratamentos de diversas doenças, que, antes dizimavam populações inteiras. Isso aumentou drasticamente a expectativa de vida.
O envelhecimento da população traz problemas como a possibilidade de faltar jovens no mercado de trabalho - o que eleva inclusive o custo da mão de obra gerando problemas econômicos - e a elevação nos custos da previdência social e gastos com saúde.
O problema do envelhecimento demográfico da Europa corresponde ao predomínio do número de idosos em relação à População Economicamente Ativa. ... Por essa razão, a Europa tem como desafio mudar o seu perfil populacional, fazendo com que os jovens se tornem mais predominantes por meio do aumento das taxas de natalidade.
Resposta. Pois alguns são países desenvolvidos, visto que a expectativa de vida é alta, logo temos mais idosos, e a taxa de natalidade é baixa, pois as mulheres estão no local de serviço, querendo engravidar cada vez mais tarde e quando engravida é apenas 1 ou 2.
O envelhecimento da população da Europa é decorrente, dentre outros fatores, do elevado poder aquisitivo, da urbanização e da nova postura da mulher na sociedade. A Europa, chamada de velho continente, parece que transferiu esse nome para sua população, tendo em vista que a população europeia está envelhecendo.
Mas, embora detentora de grande população absoluta, a Europa possui atualmente um ritmo de crescimento populacional inferior a qualquer outro no mundo. ... Nos países que receberam muitos imigrantes estrangeiros, a tendência é que as suas taxas de natalidade sejam superiores às da população de origem européia.
Dentre os países mais populosos da Europa, a Rússia ocupa o primeiro lugar, com cerca de 142 milhões de habitantes; logo depois vem a Alemanha (82 milhões), França (64 milhões), Reino Unido (63 milhões), Itália (61milhões), Espanha (47 milhões) e Ucrânia (44 milhões).
A população europeia, principalmente da parte ocidental, apresenta várias características: alta escolaridade, elevado IDH, baixas taxas de natalidade e mortalidade, elevado número de idosos, baixa mortalidade infantil, elevada renda per capita e intensa urbanização.
"O crescimento da população europeia deve-se quase exclusivamente à imigração, que se converteu na base do crescimento populacional em quase todos os países europeus", disse à agência Lusa Lola Velarde, que hoje à noite participa no I Congresso de Maternidade, que decorre até sábado, em Lisboa.
Resposta. O envelhecimento da população da Europa explica-se pelo processo chamado de transição demográfica.
Porque a Europa tem um grave défice demográfico; as mulheres tem menos filhos do que o necessário para que a população cresça ou pelo menos não diminua, em media 1,52 filhos mas devia ter 2,1 filhos. conclusão ha mais idosos do que jovens; ha mais mortes do que nascimentos.
As causas da migração resultam de uma mistura de fatores de pressão e de atracão que vão desde a segurança, a demografia e os direitos humanos à pobreza, passando pelas alterações climáticas. Nos últimos anos a Europa teve de responder ao desafio migratório mais grave desde a Segunda Guerra Mundial.
O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.
Resposta. Resposta: A violência , o recrutamento de jovens para ir a guerra na Síria e Iraque , avanço jihadista .
Resposta. Vários fatores : a urbanização e a industrialização agravaram a escassez de alimentos na europa . Além disso a miséria e as perseguições políticas e religiosas fizeram com o que inúmeras pessoas migrassem a América.