Como exemplo de doença reemergente, podemos citar a dengue, uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ela emergiu no Brasil em 1982 com uma epidemia em Roraima e, posteriormente, foi erradicada, após uma campanha contra a febre amarela que acabou com todos os vetores.
Resposta. Doenças emergentes são o tipo de doença cuja a ocorrência em humanos aumentou durante as últimas décadas, o termo é utilizado para se refirir a doenças que se espalharam recentemente ou apareceram em determinada área geográfica, trazendo situações alarmantes na saúde pública.
As doenças são reemergentes quando são conhecidas há algum tempo, estavam controladas, mas agora retornaram, causando preocupação aos seres humanos. As doenças podem aparecer novamente quando, por exemplo, um novo vetor é inserido no local. A reemergência também pode indicar problemas na vigilância sanitária.
Doenças reemergentes são doenças já conhecidas e que foram controladas, mas voltaram a apresentar ameaça para a saúde humana. Exemplo: dengue, tuberculose.
As doenças infecciosas podem ser classificadas de acordo com o seu comportamento epidemiológico em dois tipos: doenças emergentes e reemergentes. Esses dois conceitos são utilizados quando analisamos uma população especificamente, uma vez que uma doença pode emergir em um local e reemergir em outro.