crossorigin="anonymous">
Cinza claro – há ainda algumas placas em estradas de fundo cinza claro, quase branco, e dizeres em preto – geralmente apenas texto. São as placas educativas. Elas trazem mensagens simples, cujo objetivo é a conscientização de condutores e usuários.
As amarelas são chamadas de placas de alerta, pois avisam o motorista do que está no caminho. As verdes são de indicação, mostram saídas para as cidades, distâncias até outra cidade, entre outras finalidades. Já as azuis são as placas que indicam os serviços na estrada.
“SINAIS DE TRÂNSITO – elementos de sinalização viária que se utilizam de placas, marcas viárias, equipamentos de controle luminosos, dispositivos auxiliares, apitos e gestos, destinados exclusivamente a ordenar ou dirigir o trânsito dos veículos e pedestres.”
Os Tribunais entendem, na maioria das vezes, falta de cautela do motorista, estabelecendo multas de natureza gravíssima. Muitos acidentes nas vias urbanas são originados por avanços de sinais, em cruzamentos ou não. Acrescente a isso, a ultrapassagem no sinal amarelo pode não ser proibida, mas nunca será recomendada.
O sinal vermelho significa que o motorista deve parar imediatamente, o amarelo representa que é preciso estar atento a breve mudança no sinal que se seguirá, e o verde significa que o trânsito está livre e o veículo pode seguir o seu caminho. ... Este sinal de trânsito costuma ter apenas duas cores: vermelho e verde.
Dar um sinal verde é dar uma permissão de seguir em frente com um projeto. O termo é uma referência à luz verde do semáforo, que indica "vá em frente".
Cada semáforo do eixo principal apresenta sinalizações luminosas diferentes – quando um está verde, o outro semáforo está vermelho – de forma que ocorra a onda verde nos dois sentidos. ... O primeiro semáforo sinaliza o amarelo antes que o semáforo seguinte – quem passa no primeiro, passa no segundo.