crossorigin="anonymous">
No tecido conjuntivo denso há predomínio de fibroblastos e fibras colágenas. não modelado: formado por fibras colágenas entrelaçadas, dispostas em feixes que não apresentam orientação fixa, o que confere resistência e elasticidade. ...
Com base no arranjo das fibras, existem dois subtipos de tecido conjuntivo denso: o denso modelado e o denso não modelado. O tecido conjuntivo denso modelado tem as fibras de colágeno (colagénio) alinhadas paralelamente umas às outras. Esse arranjo fornece ao tecido alta resistência unidirecional ao stress.
As células do tecido conjuntivo são as seguintes: fibroblastos, fibrócitos, plasmócitos, mastócitos, macrófagos, leucócitos e células adiposas. A seguir estão descritas as características fundamentais de cada célula citada.
O tecido Conjuntivo é um tipo de tecido presente no corpo dos seres vivos e pode ser considerado um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular e células . Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los.
Tipos de tecido adiposo O tecido adiposo dos mamíferos pode ser classificado em dois tipos: tecido adiposo comum ou amarelo ou unilocular e tecido adiposo pardo ou multilocular.
Tecido Adiposo Multilocular É encontrado principalmente em animais que hibernam. Nos seres humanos está presente em recém-nascidos, fica restrito a regiões específicas nos adultos. Recebe o nome de multilocular por causa das várias gotas de gordura suspensas no citoplasma dos adipócitos.
As células do tecido cartilaginoso são chamadas de condrócitos e estão localizadas em cavidades no interior da matriz denominadas de lacunas. A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.
E as células condrogênicas são células mesênquimais que originam os condroblastos. CARTILAGEM HIALINA: É a cartilagem mais comum, sua matriz predomina colágeno tipo II. Sua cor é branca-azulada e translúcida.
FIBROBLASTO: Sintetizam a matriz extracelular (proteínas colágeno, elastina, glicoproteínas, glicosaminoglicanos, proteoglicano) Produz fatores de crescimento (que controla a proliferação e a diferenciação celular) e essa célula é a mais comum no tecido conjuntivo.
O crescimento da cartilagem ocorre por dois mecanismo diferentes: crescimento intersticial e crescimento aposicional. O crescimento intersticial consiste de divisões mitóticas de condrócitos e a secreção de nova matriz entre as células filhas levam a uma expansão da cartilagem.
Os principais locais onde a cartilagem hialina é encontrada no organismo adulto são: fossas nasais, traqueia e brônquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo a superfície dos ossos longos.
A cartilagem é formada a partir de células mesenquimais (indiferenciadas), que originam as células jovens, os condroblastos. Elas depois crescem e se transformam em células maduras, os condrócitos.