1- os índios dessa tribo são : ferozes e canibais. 2- rendem-se , a rendição é feita com os descartes das lanças. 3 a) ninguém sabe seu nome é remoto, porém ele se dizia ser forte e bravo. b) dão entender que mesmo sendo um índio bravo e forte ele teria sua carne comida em uma cerimônia religiosa.
Resposta. Resposta: Ele chorava seu canto de morte porque sabendo que seria morto não haveria mais ninguém para tomar conta de sua família. Ele sabe que por estar chorando se o pouparem da morte será expulso de sua tribo, mas sua família tem mais valor pra ele.
O índio que foi demonizado, escravizado e morto pelos Europeus também teve uma valorização na cultura romantista. Os índios são muito importantes para a compreensão da literatura e de como ela passa a valorizar culturas diferentes da cultura Européia pelo menos nas literaturas e artes dos mundos "civilizados".
O tráfico de drogas é o crime mais frequente entre os jovens; há quase 60 mil guias ativas expedidas pelas Varas de Infância e Juventude do país por este ato infracional. Já o crime de estupro cometido pelos menores aumentou de 1.
01 a) O guerreiro tupi parece ainda mais heroico, adquire mais força na fala do velho timbira porque este também é um guerreiro “coberto de glória”. ... 04 No poema, ao apresentar a atitude tida como covarde do jovem tupi, as características de força e valentia dos indígenas são ressaltadas.
Gonçalves Dias
No indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo.
O índio capturado se apresenta como alguém forte, um guerreiro corajoso. b. O índio tem consciência de que será morto, mas pede clemência aos seus inimigos. O argumento que o índio tupi usa é de que deseja ficar perto de seu pai, visto que ele está cego e já é muito velho.
Resposta. Resposta: Via-se livre, em um ambiente tranquilo onde podia expressa-se amplamente sua cultura, costumes, religiosidade, sem imposição alguma.
Resposta. o culto a natureza e o indianismo, porque o Brasil tinnha acabado de se tornar independente politicamente de Portugla e precisava mostrar para o resto do mundo que já era uma nação, então a maioria dos poetas romanticos da primeira geração procuraram se focar nesses dois elementos.
A voz que fala no poema é a de seu personagem principal Juca Pirama.
Assim, quem fala no poema é o homem comum, despido de qualquer ideologia ou mitificação política. Esse poema trata de um tema muito recorrente na poética de Ferreira Gullar que é a preocupação com o fazer-poético. Assim, esse é um poema metalinguístico, ou seja, que trata sobre o próprio ato de escrever poemas.
Resposta. Resposta: O poema em questão descreve uma paixão platônica, no qual o eu lírico se vê perdido e desesperançoso, já que sua amada parece ser alguém inatingível.
A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.
O tema significa, pois, a ideia central duma obra literária, como por exemplo o amor, a saudade, etc. Como sabemos, o tema pode-se referir a oratória. Neste caso, designa o tópico central em torno do qual o discurso está organizado.
O assassino de Marlene e Juca é Jaime (Valter Santos), um policial que tira a vida deles porque o radialista pertencia a uma organização criminosa comandada por Bárbara (Lúcia Veríssimo), outra amante de Severo e que acaba presa no final.
Sua obra abrange o nacionalismo de duas formas: na exaltação da pátria e na figura do índio. Na obra de Gonçalves Dias o índio é valente e digno de honra e os colonizadores são figurados como destruidores. Ainda em sua temática podemos notar outros temas do Romantismo, como o amor, a saudade, a melancolia.
Resposta: Os índios retratados por Gonçalves Dias eram heroicos, mas prisioneiros. e os retratados por Gilberto Mendonça teles, eram analfabetos e livres.
Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, Maranhão, no dia 10 de agosto de 1823. Filho de um comerciante português e uma mestiça viveu em um meio social conturbado. Durante os anos da infância, ajudou seu pai no comércio, ao mesmo tempo, que recebeu educação de um professor particular.