crossorigin="anonymous">
Os cinco solas
Sola, vem do latim e significa “somente” ou “apenas”, na língua portuguesa. E os cinco solas são: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Esses são os pilares da Reforma Protestante.
A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.
Além da venda de indulgências, contribuíram para a Reforma Protestante as críticas a outros desvios da Igreja e do clero católico, como o luxo, a riqueza e a ostentação dos religiosos, o desrespeito às regras da instituição, como o celibato, e a prática da simonia; o enfraquecimento do poder da Igreja Católica, em ...
O interesse dos príncipes em confiscar os bens da Igreja, os abusos e a corrupção do clero e a reação dos camponeses, os quais eram explorados pelos senhores, foram fatores que provocaram a Reforma na Alemanha. A ação reformista de Lutero foi motivada pela venda de indulgências na Alemanha, autorizada pelo papa Leão X.
O principal nome da Reforma na Alemanha foi Martinho Lutero, que começou a questionar as medidas da Igreja Católica. ... Em outubro de 1517, Martinho Lutero afixou 95 teses em latim na porta da igreja de Winttenberg. Todas elas eram contrárias às atitudes da Igreja.
Martinho Lutero queria apenas discutir os problemas na Igreja Católica, mas o que aconteceu na cidade alemã de Wittenberg em 31 de outubro de 1517 mudaria para sempre a Alemanha, a Europa e o mundo cristão. Para entender a agitação que Lutero desencadeou com suas 95 teses, é preciso voltar à época em que ele viveu.
Resposta. A Alemanha ajudava com sua fortuna a igreja Romana, com os conselhos de Martinho Lutero a Alemanha se opõem as práticas da igreja Católica e vira protestante deixando de ter relações com a igreja.
Resposta. Explicação: O monge que você se refere é Martin Lutero, os principais motivos que fizeram Lutero se opor a Igreja Católica foi o uso de indulgências pela igreja católica.
A contrarreforma é entendida como a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo pela Europa. Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc.
Reforma Protestante é o nome dado ao período histórico quando surgiram, a partir do rompimento com a Igreja Católica, várias igrejas cristãs como a luterana, anglicana, calvinista, entre outras. Por sua parte, a Contrarreforma é o conjunto de medidas que a Igreja Católica tomou para conter o avanço do protestantismo.
Ela foi responsável pela criação de várias igrejas, mas todas dando total fora da autoridade do Papa, Já a contra-Reforma foi uma barreira colocada pela igreja contra a crescente onda do protestantismo,para resistir as novas doutrinas a igreja católica lançou mão de uma arma muito antiga:a Santa Inquisição (também ...
Para impedir que o avanço do protestantismo se espalhasse para os outros países da Europa, a contrarreforma criou algumas medidas, como a criação da Companhia de Jesus, reforma de ordens religiosas e a inquisição.
Resposta. Resposta: conseguiu barrar a circulação de ideias consideradas perigosas a fé católica.
A Inquisição Portuguesa foi principalmente direcionada aos judeus sefarditas, a quem o Estado forçava a se converter ao cristianismo. A Espanha expulsou sua população sefardita em 1492; depois de 1492 muitos destes judeus espanhóis deixaram a Espanha e rumaram para Portugal, mas foram alvos de perseguição lá também.
O Tribunal do Santo Ofício foi instituído pelo Papa Gregório IX, em 1233, com o intuito de investigar as heresias dos cátaros, também chamados de albigenses. O pontífice entregou o funcionamento do Tribunal à Ordem Dominicana, criada por são Domingos.
O Tribunal da Inquisição: O culpado era muitas vezes acusado por causar uma “crise da fé”. O Estado ou o poder Régio recebiam o acusado e então o puniam. As penas variavam desde confisco de bens, perda de liberdade, até a pena de morte (por vezes queimados na fogueira).