crossorigin="anonymous">
O conceito de vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis; a vigilância das doenças e agravos não- transmissíveis; a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.
A investigação de um surto envolve cerca de 05 etapas/passos ou condições necessárias para se chegar a bons resultados: Passo 1: Planejamento para o trabalho de campo; Passo 2: Definição de caso e investigação de campo; Passo 3: Processamento dos dados da investigação; Passo 4: Implementação das medidas controle e ...
A INVESTIGAÇÃO DE CAMPO A ocorrência de surtos pode ser identificada de várias maneiras. Entre elas destacam-se: Notificação por profissionais de saúde que percebem em sua rotina uma elevação do número de casos de determi- nada doença ou de sua gravidade. Informação procedente da comunidade e notificada às autoridades.
Índice
Etapas da Investigação de um Surto de DTA (Ministério da Saúde, 2010). Fazer a investigação de cada caso/pessoa envolvida no surto usando o Formulário 03 (Ficha Individual de Investigação de DTA): Aplicar o formulário em doentes notificados, nos não-notificados e em não-doentes que consumiram o mesmo alimento suspeito.
Um surto de DTHA é definido como um incidente em que duas ou mais pessoas apresentam uma enfermidade semelhante após a ingestão de um mesmo alimento ou água, e as análises epidemiológicas apontam os mesmos como a origem da enfermidade.
- toxinfecção causada por alimentos: são doenças que resultam da ingestão de alimentos que apresentam organismos prejudiciais à saúde e que liberam substâncias tóxicas.
Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades. Se a dengue tivesse atingido, mesmo em grande número, apenas regiões isoladas, seria considerada um surto. Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica.
Surto acontece quando há um aumento repentino no número de alguma doença. Epidemia acontece quando o surto acontece em diversas regiões, podendo ser municipal, estadual e nacional. Pandemia é quando a epidemia se espalha por diversas regiões do planeta, para vários continentes etc.
Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Endemia: Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local.
Resposta. Olá! Epidemia refere-se ao aumento no número de casos de uma doença em determinada região e período. Pandemia compreende um número de casos de doença acima do esperado, afetando vários países e continentes.
A palavra pandemia quer dizer que é uma infecção que afeta o mundo com uma nova doença. Esse termo é utilizado quando uma epidemia, que é um surto grande que afeta uma região, e se espalha por diferentes continentes com transmissão que contagia uma pessoa para outras pessoas.
Med Doença infecciosa que ocorre com frequência num país ou região, em determinadas épocas, e atinge um número significativo de indivíduos.
Quando uma endemia ou uma epidemia atinge grandes proporções, chamamo-la de pandemia. Por exemplo: muitas pessoas de alguns bairros da cidade tiveram dengue: epidemia ou endemia. Muitas e muitas pessoas de todos os bairros da cidade, inclusive do centro, tiveram dengue: pandemia.
Pandemia: é enfermidade epidemica amplamente disseminada. Epidemia: é a doença infecciosa que ocorre habitualmente e com incidência. Endemia: é a doença infecciosa que ocorre habitualmente e com incidência significativa em dada populaçao ou região.
Resposta. Resposta: O isolamento social é o comportamento onde uma pessoa ou um grupo de pessoas, voluntaria ou involuntariamente, se afastam de interações e atividades sociais. Geralmente, este comportamento se manifesta em dois cenários.
Diferentemente, as intoxicações alimentares ocorrem quando o indivíduo ingere alimentos que já possuem substâncias tóxicas produzidas por micro-organismos, como bactérias e fungos.
No caso das infecções provocadas pela ingestão de produtos contaminados, torna-se mais dífícil visto que os sintomas aparecem mais tarde. Segundo a OMS, a definição de Toxinfecção Alimentar é a doença de natureza infecciosa ou tóxica, causada ou potencialmente causada, pelo consumo de alimentos ou por água.
São termos utilizados, muitas vezes, como sinônimos, mas há diferenças. A intoxicação nem sempre está associada à presença de um agente infeccioso, enquanto na infecção há bactéria, protozoário ou vírus provocando sintomas.
Os principais remédios indicados na intoxicação alimentar são:
Infecção pode ser definida, de acordo com o Ministério da Saúde, como “penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo do homem ou de outro animal.” A infecção pode desencadear algumas manifestações clínicas, sendo, nesse caso, denominada de doença infecciosa.
Sintomas de intoxicação alimentar Independentemente do micro-organismo determinante, os efeitos da intoxicação alimentar aguda são todos parecidos: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.
Podem ser originadas no preparo ou pela deterioração dos alimentos. "Quando a intoxicação é causada por bactéria, é mais grave e pode levar a desidratação aguda e ao choque da pressão arterial. Aparecem vômitos, febre, diarreia e, em estágios mais graves, chega a sangrar", explica o clínico Antonio Carlos Lopes.