crossorigin="anonymous">
O potencial de ionização é uma propriedade periódica, pois quanto maior o tamanho do átomo ou do raio atômico, ou seja, quanto maior for o número atômico, menor será a energia de ionização, porque os elétrons estarão mais afastados do núcleo e a força de atração entre eles será menor.
Energia de Ionização, também denominada de Potencial de ionização, corresponde à energia mínima necessária para retirar um elétron de um átomo ou íon no estado gasoso. O átomo ou íon só perderá elétrons se ele receber energia suficiente, que é a energia de ionização.
Dentre os elementos que precisam de menos energia de ionização estão os metais alcalinos, por exemplo, o potássio. Os gases nobres, em geral, são aqueles que requerem uma energia de ionização mais alta, por exemplo, o argônio.
Recorrendo a tabela periódica, ordene os seguintes átomos em ordem crescente de primeira energia de ionização: Ne, Na, P, Ar, K.
Afinidade Eletrônica na Tabela Periódica A afinidade eletrônica é maior nos elementos constantes no lado direito e na parte superior da tabela periódica. Ela cresce no sentido horizontal, da esquerda para a direita, e no sentido vertical, de baixo para cima. Repare que a eletroafinidade é inversa ao raio atômico.
A eletropositividade é uma propriedade periódica que relaciona-se com a tendência do átomo em doar elétrons durante ligações químicas. Essa propriedade é oposta à eletronegatividade, que indica a capacidade do átomo em atrair os elétrons.
Logo, quanto maior for o potencial de ionização de um elemento, maior será a sua eletronegatividade. ... Na tabela periódica, a eletronegatividade aumenta de baixo para cima nas famílias (grupos) e da esquerda para a direita nos períodos, como está representado esquematicamente na tabela abaixo.
3,16