crossorigin="anonymous">
O cientista inglês J.J. Thomson, elaborando melhor os experimentos realizados com tubos de raios catódicos, demonstrou que esses raios eram um feixe de partículas menores que o átomo e carregadas negativamente. ... O átomo é constituído de uma esfera (pasta) de carga positiva, com elétrons incrustados.
Os raios catódicos apresentam carga elétrica negativa, logo, são constituídos por elétrons.
Resposta. Raios Catódicos: São feixes de elétrons produzidos quando uma diferença de potencial elevada é estabelecida entre dois eletrodos localizados no interior de um recipiente fechado contendo gás rarefeito.
Descoberta do elétron (B) Interceptando os raios catódicos por meio de um pequeno molinete de mica, Thomson verificou que este entra em movimento de rotação, o que evidencia que os raios catódicos são corpusculares.
Joseph John Thomson, mais conhecido como J. J. Thomson, OM, PRS (Manchester, 18 de dezembro de 1856 — Cambridge, 30 de agosto de 1940) foi um físico britânico vencedor do Nobel de Física, creditado com a descoberta e identificação do elétron, a primeira partícula subatômica a ser descrita.
Thomson realizou novas experiências que o levaram a concluir que os raios catódicos eram formados por partículas que possuem carga negativa. Tempos mais tarde, Thomson provou que esses raios eram desviados mediante a aplicação de campo elétrico. Assim, essas partículas foram denominadas de elétrons.
Thomson
O elétron foi descoberto por Joseph John Thomson em 30 de abril de 1905, no Laboratório Cavendish da Universidade de Cambridge (Inglaterra), enquanto estudava o comportamento dos raios catódicos. ... Para confirmar a existência do elétron era necessário medir suas propriedades, em particular sua carga elétrica.
Thomson
Prótons, partículas atômicas que foram descobertas através dos experimentos científicos de Ernest Rutherford (1871-1937) e do físico Elgen Goldstein (1850-1930). ... Anos mais tarde, em 1904, Rutherford confirmou em suas experiências com gás hidrogênio, a presença de tais partículas positivas e as nomeou de prótons.
O próton (p) ou (p+) foi descoberto em 1886 pelo físico alemão Eugen Goldstein, que observou nas descargas elétricas o surgimento de raios massivos, com carga elétrica positiva, mas foi em 1920 que esse fenômeno recebeu esse nome, dado pelo neozelandês Ernest Rutherford, um dos criadores dos modelos atômicos.
· para se formar um próton são necessários 2 quarks up (de carga elétrica igual a + 2/3 cada) e um quark down (de carga elétrica igual a - 1/3).
Força eletromagnética: Interação envolve prótons e elétrons - UOL Educação.
Os prótons são partículas subatômicas, ou seja, são partes de um átomo. Estão localizados no núcleo atômico, junto com os nêutrons, e ambos são cobertos ou rodeados pela eletrosfera, que é onde ficam os elétrons.
Os prótons são partículas de carga positiva que se localizam no núcleo atômico. ... Muita gente faz confusão quanto à ordem das partículas atômicas no átomo. Os elétrons (carga negativa) se encontram na eletrosfera e os nêutrons (carga nula) e prótons (carga positiva) se localizam no núcleo atômico.
Resposta. O próton tem mais massa que o elétron. ... Próton e Neuton tem a mesma massa.