O corpo de todos os organismos possui um meio interno separado do ambiente externo. ... A água total do organismo (ATO) está dividida em dois compartimentos: no líquido intracelular (LIC) que corresponde à 2/3 da ATO e o líquido extracelular (LEC), que corresponde aos 1/3 restante.
Embora a maior parte desse líquido fique no interior das células – e seja chamado de Líquido Intracelular (LIC) – cerca de 1/3 ocupa os espaços por fora das células e é chamado de Líquido Extracelular (LEC). ... Portanto, todas as células partilham de um mesmo ambiente, o LEC, chamado Meio Interno.
O líquido transcelular é encontrado em órgãos ocos e cavidades corporais. ... Outros fluidos extracelulares são: líquor ou líquido cefalorraquidiano (LCR), líquido sinovial, linfa e humor aquoso. Esses líquidos têm como função lubrificar, facilitando a movimentação de visceras, fornecer nutrientes e eliminar catabólitos.
A água do interior das células (líquido ou compartimento intracelular) corresponde a cerca de 40% do total do peso do indivíduo, enquanto a água do líquido extracelular corresponde a 20%. O compartimento extracelular corresponde à água do plasma sanguíneo (4%) e à água do líquido intersticial (16%).
O volume de um compartimento líquido do organismo, por exemplo, o líquido intersticial, pode ser medido, pela introdução de substâncias que se dispersam uniformemente pelo compartimento. O grau de diluição da substância permite calcular o volume total do compartimento.
Resposta. As diferenças entre sais que atuam dentro e fora da célula o meio extra celular é mais concentrado em sódio e o meio intracelular é mais concentrado em potássio e outros sais.