crossorigin="anonymous">
De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes. Gastrópodes (Gastropoda): Constitui a maior classe de moluscos e inclui representantes como os caracóis, caramujos e lesmas.
Caracóis, caramujos, ostras, lesmas, polvos. Todos esses animais pertencem ao filo Mollusca. Todos os moluscos possuem corpo mole, recoberto ou não por uma concha calcária. ... Existem espécies com concha, geralmente espiralada, como os caracóis e caramujos, ou sem, como as lesmas.
O filo molusca , ou grupo molusco, recebe esse nome pois seus integrantes possui como característica comum o corpo mole. Dentre eles , a exemplo, temos as lesmas, os caracóis, os polvos e lulas, as ostras e os mariscos.
- gastrópodes: são aquáticos ou terrestres e deslizam sobre as superfícies. exemplos:lesma ( sem colcha), caramujo( com concha). - cefalópodes: são marinhos, tem a cabeça desenvolvida e dois olhos grandes. exemplos : lula ( sem concha), náutilo ( com concha).
Os gastrópodes são representados por caramujos, caracóis e lesmas. Bivalves – Estes possuem o corpo formado por uma concha de duas partes chamadas de valvas. ... São representados por mexilhões e ostras. Cefalópodes – A característica principal desses animais é a de possuir os pés na cabeça.
Os gastrópodes têm tipicamente uma cabeça bem definida, com dois ou quatro tentáculos sensoriais, frequentemente munidos de olhos, e um pé ventral, que lhes dá seu nome (grego: "gaster", estômago e "poda", pés).
gastrópode. ZOOLOGIA classe de moluscos com concha univalve, ou sem concha, com cabeça distinta e pé alargado em palmilha, a que pertencem o caracol, a lesma, etc.
A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, sãochamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça"). Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo.
Os Gastrópodes movem-se através do seu pé, achatado dorsoventalmente, em muitas espécies ciliado, e que possui numerosas glândulas mucosas. Está adaptado para deslizar, trepar ou mesmo nadar.
Dentre as espécies de gastrópodes comestíveis está o famoso Helix pomatia – conhecido como escargot. Outras espécies podem servir de hospedeiros intermediários de parasitas humanos, como os caramujos do gênero Biomphalaria. Na imagem à esquerda o precioso escargot.
As lesmas são moluscos gastrópodes da sub-ordem Stylommatophora, que andam sobre o abdômen e que possuem respiração cutânea. Distinguem-se dos restantes gastrópodes, em particular dos caracóis, pela inexistência de concha externa proeminente.
A maioria deles é dotada de uma concha de origem calcária formada a partir de uma espécie de pele que reveste o corpo desses animais, chamada manto ou pálio. “A concha protege o animal e também funciona como esqueleto, dando sustentação aos músculos do corpo para a movimentação.
Estrutura. As conchas dos moluscos são feitas de um material chamado carbonato de cálcio. Para formar a concha, o corpo do molusco secreta substâncias que contêm carbonato de cálcio. Essas substâncias endurecem, formando as camadas da concha.
Os que precisam de conchas produzem sua própria concha desde o dia que nascem. Em sua forma larval, onde os animais são minúsculos com menos de 1 centímetro, eles possuem uma concha chamada de protoconcha. Essa fase dura um curto período de tempo, até que ele comece a produzir sua concha definitiva.
As conchas estão presentes na maioria dos moluscos marinhos externamente, como nas ostras, ou internamente, como nas lulas; e possuem a função de sustentar e proteger esses animais, que possuem o corpo mole.
Sendo coleoides, têm uma concha interna, chamada de pena, devido ao seu formato similar a penas de aves. As lulas movem-se por intermédio de propulsão, ejetando grandes quantidades de água armazenadas na cavidade do manto, através de um sifão de grande mobilidade e capacidade de direcionamento dos jatos.
A retirada de conchas na praia impacta ambiente marinho. ... “A concha, conforme vai se decompondo, contribui com o aumento da quantidade de carbonato de cálcio no ecossistema marinho. O carbonato de cálcio é essencial para a formação de ossos de algumas espécies.
Não é permitido coletar pedras, conchas, corais, areia, animais de qualquer espécie ou vegetais.
Concha é um órgão rígido característico de moluscos Ela é formada por nácar, uma mistura orgânica de camadas de bifes (uma escleroproteína), seguida de uma capa intermediária de calcite ou aragonite, e por último uma camada de carbonato de cálcio cristalizado.
- Como conservar: A primeira regra é limpar bem a concha antes de adicionar a coleção. Conchas com resto de animal além de produzir mau cheiro podem com o tempo danificar a concha e outras ao seu redor. Outro principal cuidado é evitar a exposição à luz e a poeira, o que evita a perda das cores e brilho.
Se quiser arriscar, faça o seguinte:
Faça uma mistura de partes iguais de água sanitária e água em um balde ou bacia grande. Ponha as conchas resistentes na solução usando as luvas de borracha. Escove-as com a escova de dentes velha. Deixe-as de molho por uma hora.
A cola usada para fixar as conchas é uma cola epoxi vendida em dois tubos separados: a resina epoxi e o catalisador. Você terá de misturar essas duas partes conforme as instruções do fabricante para aplicar na moldura.