EQST

Quais Exames Laboratoriais Que Auxiliam No Diagnstico Do Infarto Agudo Do Miocrdio?

Quais exames laboratoriais que auxiliam no diagnóstico do infarto agudo do miocárdio?

O diagnóstico laboratorial de Infarto Agudo do Miocárdio foi melhorado com a introdução da dosagem quantitativa das enzimas plasmáticas desidrogenase lática (DHL), creatina quinase (CK) e creatina quinase MB (CKMB).

Como diagnosticar um infarto agudo do miocárdio?

Diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio O diagnostico do IAM é feito por meio de exames físicos, em que o cardiologista analisa todos os sintomas descritos pelo paciente, além do eletrocardiograma, que é um dos principais critérios de diagnóstico do infarto.

Qual seria o exame laboratorial considerado como marcador ouro para o diagnóstico de IAM?

As troponinas são consideradas o padrao-ouro, devendo-se considerar que elas podem se elevar diante de pequenos (micro) infartos, mesmo em ausência de elevação da CK-MB.

Quais as enzimas cardíacas mais utilizadas para o diagnóstico do infarto agudo do miocárdio?

As enzimas mais específicas para o diagnóstico laboratorial de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). São as: Mioglobina, CK- Total, CK-MB e Troponina.

Como identificar no eletrocardiograma um infarto?

Os critérios utilizados pela terceira definição universal de infarto, que também são usados nas III Diretrizes de ECG da SBC, são:
  1. Nova elevação do segmento ST, medida no ponto J, ≥ 1 mm em pelo menos duas derivações contíguas com exceção de V2 e V3.
  2. Em V2 e V3, o critério depende do gênero e da idade do paciente:

Quais marcadores moleculares são utilizados para o diagnóstico do infarto agudo do miocárdio?

Concluiu-se que os marcadores bioquímicos mais utilizados de imediato frente a um infarto agudo do miocárdio são: a mioglobina, troponina I e a fração CK-MB, existindo também outros tipos como Aspartatoaminotransferase (AST) e a Lactato desidrogenase (LDH).

Quais são os marcadores cardíacos mais sensíveis para diagnosticar infarto agudo do miocárdio?

As troponinas T (cTnT) e I (cTnI) são consideradas como os marcadores bioquímicos mais específicos e sensíveis para o diagnóstico de lesão isquêmica do miocárdio.

Quais enzimas se alteram no infarto?

As enzimas mais específicas para o diagnóstico laboratorial de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). São as: Mioglobina, CK- Total, CK-MB e Troponina.

Qual a tríade para o diagnóstico do IAM?

O diagnóstico de IAM foi estabelecido quando ao menos dois dos seguintes critérios estavam presentes: dor torácica típica há mais de 20min, alterações eletrocardiográficas compatíveis com necrose (ondas Q), ou elevações tardias de CK e CK-MB.