Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc.
Quando um elemento químico Al(Z=13) se combina quimicamente com o elemento S(z=16), a fórmula e a ligação são, respectivamente: a) Al3S2; iônica.
(Unesp 1989) Tem-se dois elementos químicos A e B, com números atômicos iguais a 20 e 35, respectivamente. a) Escrever as configurações eletrônicas dos dois elementos. Com base nas configurações, dizer a que grupo de tabela periódica pertence cada um dos elementos em questão.
Questão 2. Qual a fórmula do composto formado entre os elementos 20Ca40 e 17Cl35 e qual a ligação envolvida? CaCl, iônica.
De acordo com a regra do octeto, o Mg perde 2 elétrons e o Cl ganha 1 elétron para ambos formarem o octeto. Para cada 1 átomo de Mg perdendo 2 elétrons, precisamos de 2 Cl ganhando esses 2 elétrons para ter um átomo neutro. Logo a fórmula é MgCl2.
Resposta: NaCl. Explicação: o Na tem carga +1 e o Cl -1.
O elemento X é Magnésio e o Y é Cloro. O composto formado pela ligação entre um metal com um ametal é iônico, portanto a ligação entre X e Y deve ser iônica. A fórmula para o composto é Mg+Cl2- e a nomenclatura: Cloreto de magnésio.
Fórmulas para representar as Ligações Iônicas
Quando os átomos se combinam através de uma ligação química, eles formam compostos— estruturas únicas que possuem dois ou mais átomos.
Para montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.
1º Exemplo: Substância formada pelos elementos Nitrogênio e Hidrogênio....Montagem de uma fórmula molecular.
Construir moléculas simples a partir de átomos. Reconhecer que o índice numa fórmula molecular indica o número de átomos na molécula. Reconhecer que o coeficiente indica o número total de moléculas. Associar nome de moléculas comuns a múltiplas representações.
Na barra de menu do editor de textos será criado um atalho para o plugin com as fórmulas de química. Clique no menu Chemistry e, em seguida, clique na seta que aponta para baixo em Chemistry Gallery e selecione uma das opções da galeria. Em From filé, é possível buscar por fórmulas diretamente em uma pasta.
Para acessar o programa, basta clicar no ícone do programa (Figura 15). Figura 15. Ícone do ChemSketch. Ao abrir o programa, algumas mensagens sobre outros produtos da ACD/Labs serão apresentadas (Figura 16), além de informações iniciais e dicas sobre o uso do software (Figura 17).
Para representar as cadeias carbônicas de maneira mais simples, é comum utilizar a notação em bastão, que indica cada ligação entre carbonos por traços (—) e cada carbono se transforma em um ponto de inflexão ou nas extremidades dos traços.
Até agora as cadeias carbônicas foram representadas através de formas chamadas de fórmulas estruturais planas. ... Porém, visto que muitas dessas cadeias podem ser longas e complexas, é comum simplificar a fórmula estrutural, condensando algumas ligações. É possível fazer isso através de dois modos.
As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas. Existem milhões de compostos orgânicos cujas estruturas formadas principalmente por átomos de carbono são chamadas de cadeias carbônicas.