- Como são usados combustíveis fósseis para queimar e gerar energia, há uma grande liberação de poluentes na atmosfera. Estes poluentes são responsáveis pela geração do efeito estufa e do aumento do aquecimento global. Portanto, este tipo de energia é altamente prejudicial ao meio ambiente.
A maior termoelétrica a gás natural da América Latina foi inaugurada nesta segunda-feira (17), no município de Barra dos Coqueiros, em Sergipe. A Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I poderá atender 15% da demanda de energia do Nordeste, o equivalente a 16 milhões de pessoas.
Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares. A seguir, você pode conferir um resumo de cada um desses tipos citados.
Energia sustentável é toda a energia elétrica obtida através de fontes renováveis e gerada sem grandes impactos ao meio ambiente, como a energia solar fotovoltaica, que é capaz de atender toda a demanda energética mundial sem a emissão de gases ou agravamento dos impactos ambientais.
Resposta: Diminuir a poluição do ar e das águas, com isso diminuindo também o efeito estufa, utilizar menos elementos poluentes. Energia eólica, energia das ondas, a energia geotérmica, a bioenergia, a energia das marés, energia solar e também as tecnologias destinadas a melhorar a eficiência energética.
O uso sustentável de energia parti da premissa que a energia é de fonte renovável, ou seja, possa ter origem de uma fonte que não agrida a natureza, exemplos que podem ser mostrados são a energia solar que usa a radiação do sol para gerar energia elétrica.
Outro aspecto importante para uma energia ser considerada sustentável é ela ser renovável e limpa, ou seja, sem liberação de dióxido de carbono, o famoso CO2, assim como outros gases causadores do efeito estufa.