crossorigin="anonymous">
A coluna vertebral é uma estrutura constituída por diversos ossos denominados de vértebras. Sua função é dar sustentação ao corpo e proteger a medula espinal em vertebrados. A coluna vertebral é uma estrutura que forma o eixo do corpo e é constituída por ossos denominados de vértebras.
As curvaturas são muito importantes para permitir que a coluna suporte compressão no sentido axial (longitudinal) sem causar danos à postura ereta. ... O aumento da curvatura lombar e cervical é dito de hiperlordose. Já os desvios laterais da coluna geram rotações das vértebras e estas produzem as escolioses.
Em sua estrutura, a coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente).
No adulto, as curvaturas com mesma direção da coluna embrionária são denominadas primárias e as curvaturas de direção oposta, com concavidade posterior são secundárias. As curvaturas secundárias (cervical e lombar) são extremamente móveis em relação às primárias (torácica e sacral).
A coluna, por si só, apresenta curvaturas normais que consistem em curvatura convexa anterior no pescoço (região cervical), convexa posterior na coluna superior (região torácica), convexa anterior (região lombar) e levemente convexa posterior na região sacral.
Numa pessoa adulta normal a coluna vertebral deve ter basicamente quatro curvaturas, sendo duas primárias e duas secundárias. As curvaturas primárias, chamadas assim por formarem-se primeiro, são as cifoses. ... – Cifose torácica e sacral; – Lordose cervical e lombar.
No plano sagital, há quatro curvaturas: curvatura cervical, curvatura torácica, curvatura lombar e curvatura sacrococcígea.
→ Estrutura da coluna vertebral A coluna vertebral é formada por uma série de ossos denominados vértebras e possui aproximadamente dois quintos da altura total do corpo.
A coluna vertebral pode apresentar três tipos principais de desvios, denominados escoliose, cifose e lordose sendo que, na verdade, cifose dorsal e lordose cervical e lombar, já são as curvaturas naturais do corpo, ou seja, quando há um desvio excessivo, estas duas ganham os nomes de hipercifose e hiperlordose.
A cifose, vulgarmente chamada de corcundez (a pessoa afetada sendo popularmente chamada de "corcunda"), é definida como um aumento anormal da convexidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente.
Desvios de coluna como cifose, lordose e escoliose ocorrem quando há redução ou aumento acentuado de uma ou mais curvaturas da coluna, o que compromete o alinhamento da coluna e prejudica o bom desempenho de suas múltiplas funções.
Veja os 9 principais tratamentos para um paciente com desgaste no quadril: