Ao fornecer informações de qualidade e ferramentas para uma administração mais precisa de processos logísticos, a tecnologia da informação (TI) auxilia em tarefas operacionais como controle de pátio e de frota, agenciamento e roteirização de entregas, gestão de documentação fiscal, administração de unidades produtivas, ...
Agilidade nos processos e nas entregas O ponto forte das tecnologias em logística atuais é o grande volume de dados com o qual ela trabalha. Isso gera informações mais rápidas e confiáveis que favorecem a segurança na hora de tomar decisões. Além disso, aumenta a agilidade nos processos e nas entregas.
A TI tem como obrigação disponibilizar recursos para a execução de tarefas seja eficaz de armazenagem, solicitação de produtos ou serviços ofertados pelas empresas. Possui também um papel fundamental na coleta de informações e até mesmo nas necessidades do mercado.
Aumento da produtividade. Como reflexo direto da logística integrada, a empresa desempenha suas atividades de maneira mais organizada e concisa. É possível estruturar melhor suas equipes e gerenciar toda a infraestrutura envolvida na logística de uma ponta até a outra com mais eficiência.
Vantagens da tecnologia na logística
Vantagens e desvantagens da logística terceirizada
Outsourcing: vantagens e desvantagens
Outsourcing é a concessão para Terceiros Especializados de determinadas atividades da Empresa, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade. ... Hoje a terceirização ou outsourcing é usada em larga escala por grandes corporações brasileiras. Esta prática visa a redução de custo e o aumento da qualidade.
Outsourcing é um termo inglês muito empregado no mundo dos negócios para definir terceirização. Trata-se do processo em que uma organização contrata outra para desempenhar determinada função.
A terceirização consiste na contratação de outra empresa para realizar serviços dentro de ou para outra instituição. Esse processo é feito geralmente entre negócios nacionais, mas o outsourcing internacional é a busca de empresas estrangeiras para realizar serviços mais complexos e sofisticados.
O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. ... Isso quer dizer que uma empresa pode terceirizar algumas atividades de seu processo produtivo, por exemplo, mas nunca o procedimento que dará origem ao seu produto final.
O Sourcing é um método muito comum na área de suprimentos que permite à empresa analisar o orçamento total do valor a ser gasto com determinados produtos ou serviços. O processo é composto pelo mapeamento, entendimento e avaliação das características dos materiais, dos serviços e do mercado fornecedor.
Também chamado de matriz energética de abastecimento, o strategic sourcing tem como principal foco a avaliação da complexidade envolvida na compra de determinado serviço, produto ou bem de consumo, de modo a analisar o impacto que tal obtenção gera para o negócio.
É aí que entra o conceito de procurement: um amplo processo, que vai além da aquisição de mercadorias e matérias-primas para a organização. O termo é, muitas vezes, confundido apenas com a função estrita de compras, contudo, ele engloba vários elementos de uma cadeia de suprimentos.
O Procurement Manager é comum em médias e grandes organizações. A aquisição é outro termo usado para descrever a actividade de compra realizada em nome da organização. ... A coordenação das atividades de aquisição de toda a organização depende da estrutura e do papel do departamento de compras.
E-procurement (eletronic procurement) é um sistema de negociação via internet que facilita a gestão de compras. É utilizado pelas empresas para automatizar o processo de aquisição de bens e produtos, desde o pedido até o pagamento, pode ser feito manualmente ou com o uso de sistemas de informática.
“Suprimentos' trata das atividades de aquisição, negociação e seleção estratégica de bens e serviços que sejam críticos á determinada organização. 'Compras' é o processo sistemático através do qual estes bens e serviços são adquiridos.
substantivo masculino Ação ou efeito de suprir, adicionar, acrescentar; adição. Doação, fornecimento ou entrega do necessário para que algo se realize.
O setor de Compras e Suprimentos é responsável pela aquisição dos insumos em grande parte das empresas no Brasil. Em geral, esse setor movimenta cerca de 60% a 70% dos custos de produção para a aquisição desses insumos.
É o setor que lida diretamente com os fornecedores, responsável por realizar pedidos de insumos e matérias-primas com parceiros selecionados. Cabe ao setor de compras identificar as melhores oportunidades de negociação, notadamente, sobre preços, condições de pagamento e prazos de entrega.
Analisa a compra de materiais, equipamentos, matérias-primas e serviços, realiza cotação e negociação com fornecedores, emite pedidos e acompanha o fluxo de entrega para cumprimento de todas as condições negociadas.
Está sob as responsabilidades de um Gerente de Suprimentos fazer toda coordenação da elaboração de cotações, orçamentos, negociações de compras, contratação de serviços adquiridos pela empresa, dando suporte aos negócios do grupo, identificando alternativas que melhorem a relação de custo benefício, gerenciar a equipe ...
A Administração de materiais e suprimentos envolve diversos mecanismos para realizar a organização e gestão da sua empresa, envolvendo custos, armazenagens e gerenciamento do estoque, confira como é importante realizar uma boa gestão de materiais e suprimentos.
Uma definição sobre Cadeia de Suprimentos O também chamado Supply chain management (SCM) é a gestão de materiais, informações e finanças à medida que eles se movem em um processo de fornecedor para fabricante, do atacadista para o varejista e finalmente para consumidor.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes.
A logística e a gestão de cadeia de suprimentos têm como objetivo gerenciar todas as tarefas referentes à logística interna e externa de uma organização, além de proporcionar controle e cooperação entre todos os integrantes dessas atividades. São eles: fornecedores, prestadores de serviço e consumidores.
A gestão da cadeia de suprimentos encara, atualmente, alguns desafios principais — merecendo destaque a integração de equipes, o monitoramento de resultados, a flexibilidade e atendimento ao mercado e, também, a própria complexidade da estrutura da cadeia.
A logística de suprimentos é o ramo da logística empresarial que trata do planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação e armazenagem de matéria-prima e insumos. Tem por objetivo satisfazer às necessidades de materiais para a operação, garantindo assim a integridade do produto final e prazo de entrega.
A importância da logística está em fornecer as bases para o planejamento estratégico de uma empresa. ... De forma bem simplificada, a logística é um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a substanciar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estocagem.