Quem escolhe a Licenciatura, depois de formado está habilitado a lecionar para o ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares de todo o País. Já o bacharel possui uma formação mais voltada ao mercado de trabalho, e por lei, não pode lecionar em escolas.
Para escolher Pedagogia requer muito mais do que habilidades, comunicação e didática. Contam bastante para assumir o comando de uma sala de aula, a sensibilidade para lidar com as diferenças, ter paciência, gostar de ajudar o próximo e, sobretudo, amar o que faz.
No caso do trabalho com educação, o mercado apresenta alguns diferenciais interessantes. Um deles é a valorização da experiência: em oposição a outras áreas, nas quais existe um foco na busca por profissionais mais jovens, as instituições educativas valorizam os professores com maior tempo de sala de aula.
Pedagogia é o curso ideal para quem tem interesse em ensinar, orientar e educar pessoas em diversos estágios da vida, seja enquanto ainda estão dando os primeiros passos no mundo ou quando já atingiram a fase adulta.
O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional. Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra.
Pode-se entender pedagogia como um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino, que visam compreender a educação, relacionados à administração de escolas e à condução dos assuntos educacionais em um determinado contexto.
A Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo, diz Libâneo (2001). A sociologia, a psicologia, a economia, entre outras, também podem e tem se ocupado com os problemas educativos, abordando-os segundo o referencial teórico construídos por estas ciências.
Administração escolar É uma das áreas mais cobiçadas por quem faz o curso de Pedagogia, especialmente pelas possibilidades de remuneração mais alta. Ainda em conjunto com a equipe gestora, há espaço para outro profissional de Pedagogia: o orientador educacional.
O papel principal da didática seria ajudar a construção do conhecimento, desenvolvendo o processo de interpretação e organização do aluno, não algo como dado, mas sim, desenvolvido cognitivamente.
Na área da educação, a Didática é uma área essencial para o aprofundamento teórico. Ela é “uma área que tem como especificidade o estudo da prática pedagógica” e se ocupa do processo ensino-aprendizagem.
A Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo ensinar métodos e técnicas que possibilitem a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor. Os elementos da ação didática são: o professor. o aluno.
A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.
A Didática ativa dá grande importância aos métodos e às técnicas, como o trabalho em grupo, atividades cooperativas, o estudo individual, as pesquisas, os projetos, as experimentações etc., bem como aos métodos de reflexão e método científico de descobrir conhecimentos.
As técnicas de ensino referem-se mais directamente às formas de apresentação da matéria, ou melhor, de apresentação de estímulos aos quais os alunos devem reagir para processarem a aprendizagem. As técnicas de ensino são, pois, formas de orientação imediata da aprendizagem.
São técnicas de ensino individualizado, por exemplo: o estudo através de fichas didáticas, a instrução programada, o módulo de ensino, a observação, o estudo de textos, o laboratório, a leitura, a redação, a pesquisa bibliográfica, o estudo dirigido, a entrevista, a solução de problemas, etc.
Métodos de ensino são as acções desenvolvidas pelo professor, apresentadas pelo educador pedagogo ou pedagogista, pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico relacionado com a educação.
Veja as 5 metodologias de ensino mais utilizadas em sala de aula
A diferença entre método e técnica é que enquanto o método consiste em regras básicas para se chegar a um fim, a técnica é a forma de agir, o passo-a-passo. O método mostra como se deve conduzir o pensamento, assim como a ação, para que determinado objetivo seja atingido com eficiência.