Levi significa ‘unido‘ ou ‘ligado‘. Outras compreensões possíveis são ‘junto de algo ou alguém‘ e ‘vinculado‘. Remete ao compromisso com as pessoas e com as coisas, além de ressaltar a importância das atitudes tomadas conjuntamente.
Levi é originário do hebraico Leviy ou Lewi. Embora esteja presente em alguns outros idiomas, como o holândes e o inglês, sua grafia se mantém igual a do português em praticamente todas as línguas.
A Bíblia informa o nome dos três filhos de Levi que foram chefes de clãs: Gérson, Coate e Merari (Gênesis 46:11; Êxodo 6:16; 1 Crônicas 6:16). Todos eles nasceram antes de imigração para Egito. Mais tarde os levitas ficaram responsáveis por todo serviço religioso. Portanto, todos os sacerdotes de Israel pertenciam à tribo de Levi.
O pai do rapaz procurou Jacó para tentar resolver a situação, pois o jovem estava apaixonado por Diná. Então ele foi até Jacó pedir que Diná fosse dada ao seu filho em casamento. Foi aí que os filhos de Jacó disseram que só permitiriam o casamento se todos os homens do clã de Siquém fossem circuncidados (Gênesis 34:14-17).
Encontramos Levi pela primeira vez quando Lia deu à luz a ele em Gênesis 29:34 . Para aqueles que podem não conhecer a história de Jacó, Jacó trabalha para seu parente Labão por sete anos para se casar com sua filha mais nova, Raquel. Mas, em sua noite de núpcias, Labão engana Jacó e substitui Raquel por sua filha mais velha, Lia. Jacó trabalha a contragosto por mais sete anos e também se casa com Rachel, desprezando sua outra esposa.
Esta é a razão pela qual um homem chamado Corá se revoltou ( Números 16 ) – porque ele ficou com raiva porque Deus decidiu dar aos filhos de Levi os deveres sacerdotais. Levi, um dos doze filhos de Jacó, tornou-se o chefe de uma das doze tribos de Israel.
Gostei muito do estudo que fiz nesse momento vou continuar acessando estilo adoração para continuar fazendo o estudo bíblico para continuar aprendendo a palavra de deus era tudo o que eu queria ter esse conhecimento
As implicações simbólicas de lealdade, união e dedicação associadas ao nome Levi o tornam uma escolha popular para muitos pais que procuram um nome significativo para seus filhos.
…”Por causa dessa vergonhosa vingança que provavelmente foi apenas um exemplo de uma conduta de vida caracterizada pela violência e crueldade, Levi e Simeão perderam liderança e terra em Israel. Por isto muitos estudiosos indicam que esse episódio serve para explicar o motivo pelo qual Jacó ignorou Simeão e Levi”
Primeiro, encontramos Levi em Gênesis 34, quando sua irmã Diná é estuprada por um homem chamado Siquém. Levi e seu irmão Simeão então convencem Siquém, e todos os homens de sua cidade, a se circuncidar quando Siquém pede a mão de Diná em casamento. Enquanto os homens daquela cidade estavam caídos para a contagem, Levi e Simeão os devastaram.
Por causa da violência de Levi e do massacre de muitos homens, Jacó diz que aqueles de sua tribo serão dispersos ( Gênesis 49 ). O que os cristãos podem aprender com a história de Levi? Podemos olhar para a história de Levi e nos perguntar como poderíamos aprender com um homem como ele? Em sua ira, ele mata uma cidade inteira de homens com seu irmão e vende seu próprio irmão como escravo no Egito.
A árvore genealógica de Levi teve muitos grandes descendentes. Conforme catalogado neste artigo, alguns desses descendentes incluem Moisés, Esdras e João Batista . Jesus chamou João Batista de o maior homem que já viveu, em Mateus 11:11. Moisés também desceu no Salão da fé em Hebreus 11: 23-28, e Esdras ajudou a liderar a reconstrução de Jerusalém depois que os israelitas voltaram do exílio na Babilônia.
Como muitos sabem, os irmãos entram no Egito vários anos depois durante uma fome, e seu irmão José os salva da fome … revelando-se muito vivos e bem. No final de Gênesis, Jacó pronuncia uma profecia sobre seus filhos. Ele não tem um agradável para Levi.
Levi colabora em engano para prejudicar José. Em segundo lugar, vemos Levi colaborando com nove de seus irmãos para vender José, filho de Raquel, quando José compartilha com seus irmãos alguns sonhos que mostram sua família de forma negativa. Levi não gostou da ideia de ter que se curvar diante de seu irmão mais novo ( Gênesis 37 ).
Um homem nascido de uma esposa desprezada que escolheu uma vida perigosa pode ter algum efeito no Novo Testamento e até mesmo em nossas próprias vidas? Como é típico de muitas pessoas imperfeitas na Bíblia, a história não termina apenas com ele. Primeiro, podemos aprender que nem todas as árvores genealógicas ruins levam a maçãs podres.
Possivelmente Levi esteve envolvido nos episódios que mencionam os demais filhos de Jacó. Apesar de não ser citado nominalmente, é muito improvável que Levi não estivesse junto de seus irmãos quando houve a conspiração contra José (Gênesis 37). Com um dos filhos mais velhos de Jacó, Levi tinha ocupações no cuidado dos rebanhos.