Existem duas hipóteses etimológicas para a palavra “Pindorama”: viria do tupi pindó-rama ou pindó-retama, “terra/lugar/região das palmeiras”; viria da junção do tupi pin’dob (“palmeira”) com “-orama” (“espetáculo”), significando, portanto, “espetáculo das palmeiras”.
Acredita-se que os índios chegaram ao Brasil por meio de grupos humanos que migraram da Ásia até a América na Antiguidade. A presença inicial do ser humano ao Brasil está diretamente relacionada com a sua chegada ao continente americano.
Como você deve imaginar, o primeiro significado tem a ver com a etimologia da palavra. Assim, entende-se que Pindorama é uma região com muitas palmeiras. Inclusive, há uma cidade no interior de São Paulo que recebe esse nome justamente pelas palmeiras em abundância. Mas esse não é o único significado ligado ao termo.
Não se sabe se a palavra vem do tupi “pindó” e “rama” que significa terra das palmeiras. Ou então se seria a junção de outros dois termos, o “pin’dob” com “orama” e que significa, dessa maneira, espetáculo das palmeiras.
Nome Oficial: República Federativa do Brasil ou mais conhecido como o Brasil. Official Name: Federative Republic of Brazil or the Republica Federativa do Brasil, more commonly known as Brazil . O nome oficial do país é República Federativa do Brasil; a capital é Brasília; possui […]
O conhecimento que temos sobre os índios brasileiros do século 16 baseia-se principalmente em relatos e descrições dos viajantes europeus que aqui estiveram, na época. Particularmente, os livros do alemão Hans Staden e do francês Jean de Lery, que conviveram com os índios por volta de 1550.
Você deve ter percebido que os significados não conversam muito entre si. Um é sobre um local real, outro é mítico e o terceiro é a maneira estrangeira de se olhar para o país. Assim, o termo Pindorama pode causar certa confusão nos mais desavisados. Acontece que o termo tem essas diferentes significações porque a língua é perfeitamente mutável.
Pindorama (em tupi-guarani quer dizer: pindó-rama ou pindó-retama = "terra/lugar/região das palmeiras"), é uma designação pré-cabralina dada às regiões que, mais tarde, formariam o Brasil. Por extensão de significado, é o nome indígena por excelência do Brasil.
Os povos do grupo Tupi-Guarani habitavam a região chamada por eles de “Pindorama” (terra das palmeiras), actual região oriental da América do Sul, que habitava o imaginário Tupi-Guarani como terra mítica, uma terra livre dos males.
O que pode acontecer nessa busca é que muitas vezes não temos o registro escrito de algumas palavras. Essa falta de registro dificulta, e muito, a busca pela sua origem. Isto porque passa a ser uma suposição e não uma certeza do uso daquela palavra. Por exemplo, sabemos que os indígenas tem diversos amuletos e significados, mas não sabemos todas as palavras de sua língua.
A identificação de um povo como indígena no Brasil vale-se de fatores, como |1|: Continuidade histórica com sociedades pré-coloniais: ou seja, a descendência direta de povos que habitavam o Brasil antes de 1500.
Antes mesmo de Cabral descobrir o país em 1500, os índios usavam o termo, que significa terra das palmeiras. O primeiro nome do Brasil foi Pindorama, que em tupi-guarani significa terra das palmeiras.
As diferenças culturais, no entanto, não significam que os índios são obrigados a viver separados ou isolados da sociedade. Isso também não significa que eles não têm direito de inserir-se no desenvolvimento tecnológico em que vivemos.
Onde os Tamoios viviam? Os Índios Tamoios habitavam uma extensão que ia do litoral norte do estado de São Paulo (Bertioga) até e o Vale do Paraíba (Região dos Lagos), no Rio de Janeiro. E nesse território, estava incluída a Bahia de Guanabara. Estima-se que a população dos Tamoios chegava 70 mil índios.
Nome do país: 1 República Federativa do Brasil, Terra do Brasil, Terra Santa Cruz do Brasil, Terra de Santa Cruz, Terra de Vera Cruz, Terra dos Papagaios, Terra Nova, Ilha de Vera Cruz, Pindorama.
Nações indígenas tinham costumes distintos e não conheciam a escravidão. Em abril de 1500, depois de 45 dias de viagem, a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil – o fato ficou conhecido como o descobrimento do país. Entretanto, as terras brasileiras já eram ocupadas pelos povos indígenas.
Há casos de palavras, na língua portuguesa, que podem ter mais de um significado. Esse é exatamente o caso do termo Pindorama, que é bem antigo e pode admitir diversos significados. Caso você não tenha ideia de todos eles, ou de nenhum, não precisa se preocupar! A presente matéria pretende explicar tudo que seja relevante para compreender essa palavra.
Não é incomum ficar sem saber exatamente o que significa determinada palavra. Pindorama é justamente esse caso, que por não ter um registro formal e escrito, admitiu mais de uma significação. Assim, de acordo com a sua etimologia pode significar duas coisas que hoje envolvem o termo por completo.
Etimologia de uma palavra é mais o menos o mais longe que conseguimos chegar para compreender seu significado. Desse modo, é uma forma de se explicar a origem da palavra através de sua parte mais antiga, ou pela raiz. A Etimologia é um estudo sério da área da Letras e procura entender a origem dos termos como eles são a fim de encontrar seu verdadeiro significado.
Assim como o mito da Quimera na mitologia grega, Pindorama é uma palavra que pode esta ligada a dois significados: o espiritual e o tereno. Acontece, porém, que não se refere apenas a dois significados, mas a três. E isso pode parecer algo um tanto quanto confuso quando não se entende o que significa cada uma delas.
O caso de Pindorama é extremamente curioso porque demonstra como funciona a língua desde o começo dos tempos. Sem saber muito sobre as significações, supomos o que pode ter sido. Assim, estabelecemos os significados que ela pode vir a receber. Ao adotar mais de um significado, ratificamos que a língua é viva, mutável e única ao mesmo tempo.
Por fim, o terceiro termo é referente a todo o processo de colonização. Uma vez que se considerava a terra sem males aqui no Brasil, os povos dos Andes Peruanos, referiam-se aos Pampas brasileiros como Pindorama. Como os Pampas ocupam quase que 63% do território no Sul do país, muitos habitantes acreditavam que esse era o nome do Brasil. Ainda que os portugueses tenham considerado que o nome era outro e ainda nomeado da forma como bem entenderam.
Nome Oficial: República Federativa do Brasil ou mais conhecido como o Brasil. Official Name: Federative Republic of Brazil or the Republica Federativa do Brasil, more commonly known as Brazil . O nome oficial do país é República Federativa do Brasil; a capital é Brasília; possui […]
Pero Lopes, irmão de Martim Afonso, relatou que os índios mostravam-se amistosos e se sentiam muito atraídos pelos objetos oferecidos pelos portugueses. Nas trocas de presentes, manifestavam a sua ruidosa alegria com abraços e sorrisos, que os portugueses, de sua parte, recebiam com muita reserva.