As palavras acima são acentuadas porque constituem ditongos em sílabas oxítonas. ... Oxítonas são aquelas palavras em que o acento tônico recai na última sílaba: céu, herói, anzóis, constrói, chapéu etc.
Veja um detalhe interessante: a palavra “herói” é acentuada por ser oxítona, mas a palavra “heroico” perdeu o acento por ser paroxítona terminada em “o”.
Vale observar que se escrevem sem acento as palavras ideiazinha, papeizinhos, chapeuzinho, heroicamente etc. porque aí as vogais abertas não estão em sílaba tônica. Trata-se da regra dos hiatos em I e U.
Segundo a nova regra pós-reforma ortográfica, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico não são mais acentuadas. Então, se você escolheu “plateia“, acertou!
A correta pronúncia de início, palavra proparoxítona, é “i-ní-ci-o”, com a sílaba tônica no “ní”. Por outro lado, inicio, sem acentuação gráfica, corresponde ao verbo iniciar conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.