O céu da boca roxo pode ser surgir devido a situações simples como sexo oral, queimadura, mucocele e uso de próteses mal ajustadas, ou também pode ser causado por condições mais sérias como câncer bucal ou trombocitopenia.
Ele explica detalhadamente que o contato do pênis com a parte superior da boca deixa vestígios. “Isso acontece por 2 motivos principais. O primeiro: por causa do impacto. E segundo: porque as bactérias dali não combinam com as bactérias da boca. Então forma uma virulência transitória que pode arder, inchar ou até doer”. Augusto tranquiliza os mais preocupados: “Mas podem ficar tranquilos que é só nos primeiros dias e passa!”.
O que fazer: é recomendado consultar o dentista para que a prótese seja ajustada. O dentista também poderá indicar o uso de pomadas cicatrizantes, principalmente em casos de feridas no céu da boca.
Quando o céu da boca roxo também é acompanhado de sintomas como febre, sangramentos ou quando a lesão no céu da boca dificulta a ingestão de alimentos e bebidas, é recomendado consultar o clínico geral ou dentista, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento mais adequado.
Agora, em pessoas com Aids, o céu da boca roxo também pode significar o chamado Sarcoma de Kaposi. Esse é um tipo de câncer agressivo, que costuma acometer imunossuprimidos.
A doença de von Willebrand é um distúrbio sanguíneo que afeta o funcionamento das plaquetas e pode levar a hemorragias frequentes. Geralmente, o sangramento ocorre em mucosas, como boca e nariz, trato gastrointestinal, útero ou vagina, e causa manchas roxas na boca. Neste caso, trata-se de uma doença grave e o tratamento pode incluir medicação para aumentar a coagulação do sangue e transfusões de plasma.
O dentista Augusto Gerin, de Cardoso, interior de São Paulo, viralizou no TikTok respondendo uma dúvida que inúmeros pacientes devem ter: é possível saber se a pessoa fez sexo oral só de examinar a sua boca? A pergunta foi feita por um usuário do Twitter. “Sim, dá pra saber quando vocês fizeram isso, o dentista consegue perceber”, diz ele logo no início do vídeo.“É porque acontece uma lesão muito característica no céu da boca e essa lesão pode ser de coloração aroxeada, avermelhada, rosa… E é de uma cor diferente do ceu da boca, redondinha e fica lá no fundo da garganta. Tem até um nome específico: felação” revela ele.
A trombocitopenia é uma condição onde ocorre a diminuição da produção e destruição de plaquetas no sangue, causando o surgimento de sintomas como lábios, gengivas e céu da boca roxos ou vermelhos, feridas e sangramento na boca. Conheça melhor os sintomas da trombocitopenia.
Vale salientar que a boca roxa pode ser um sinal de uma condição grave que exige atenção médica imediata. Portanto, é recomendado que a pessoa procure um profissional de saúde assim que perceba esse sintoma. O tratamento adequado dependerá da causa subjacente e pode envolver uma combinação de medicamentos, mudanças na dieta e terapias específicas.
O céu da boca roxo pode surgir devido ao uso de próteses dentárias mal ajustadas, que podem provocar irritação e inflamação na região. Além disso, as próteses mal ajustadas ou mal colocadas também pode causar dor
O palato (ou céu da boca) é o teto da boca dos animais vertebrados, incluindo os humanos. Ele separa a cavidade oral da cavidade nasal. O palato é dividido em duas partes, a parte óssea anterior ("palato duro") e a parte mole posterior ("palato mole" ou "véu palatino").
O palato (ou céu da boca) é o teto da boca dos animais vertebrados, incluindo os humanos. Ele separa a cavidade oral da cavidade nasal. O palato é dividido em duas partes, a parte óssea anterior (“palato duro”) e a parte mole posterior (“palato mole” ou “véu palatino”).
O câncer bucal que pode deixar o céu da boca com placas roxas ou azuladas é o Sarcoma de Kaposi. Esse tipo de tumor é causado pela infecção pelo vírus conhecido como herpesvírus humano 8 (HHV8), podendo também causar sintomas como lesões roxas, vermelhas ou marrons na pele, inchaço nas pernas e pés e dor na boca ao comer.
A sepse, antigamente chamada de septicemia, é uma infecção grave que se espalha pelo corpo através da corrente sanguínea. Pode causar manchas roxas na boca, além de outros sintomas como febre, confusão e dor abdominal. O tratamento envolve administração de antibióticos intravenosos, além de cuidados de suporte para tratar os sintomas. Em casos mais graves, pode ser fatal.
Ademais, podem ser feitos bochechos com água morna e sal 3 vezes ao dia ou chupar gelo. Isso ajuda a aliviar a dor e a inflamação. Uma dica é tentar evitar a ingestão de alimentos ácidos, como kiwi e abacaxi. Eles podem fazer com que a inflamação pioree, consequentemente, o desconforto aumente.
A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha, que se forma no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução.