crossorigin="anonymous">
Resposta. O nucléolo é constituido basicamente de RNA ribossómico associado a proteínas. ... Compreende-se, então por que células muito ativas na produçaõ de proteínas costumam possuir nucléolos bem desenvolvidos.
A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.
O DNA começa a ser sintetizado pela extensão de extremidade 3' do iniciador. Essa é uma característica universal do DNA e do RNA. ... A síntese do DNA é catalisada pela enzima DNA-polimerase. Ela utiliza um único sítio ativo para catalisar a síntese do DNA.
Os cromossomos (estruturas presentes no núcleo das células dos seres vivos em geral e no citoplasma das bactérias) são constituídos por um longo filamento de DNA associado a certas proteínas chamadas histonas.
O controle metabólico exercido pelo DNA passa pela produção de proteínas específicas, inclusive das enzimas, que atuam como catalisadores. Determinando a produção de uma certa enzima, o DNA está, na verdade, determinando a ocorrência da reação química que ela catalisa.
2. A REPLICAÇÃO DO DNA O DNA constitui o material genético das células. Controla o metabolismo celular.
A função do DNA é controlar todas as atividades do organismo e transmitir as informações de como fazê-lo aos descendentes, através das mensagens em código contidas na sequência de nucleotídeos, responsável pela produção de proteínas específicas.
Algumas proteínas ajudam a regular a atividade celular ou fisiológica. De fato, as proteínas servem em todas as células como sensores que controlam o fluxo de energia e de matéria. ...
Aminoácidos e proteínas Muitas proteínas são as enzimas que catalisam as reações químicas no metabolismo. Outras proteínas têm funções estruturais ou mecânicas, como o sistema de armação celular usado para manter a forma da célula, o citoesqueleto.
As reações químicas do metabolismo estão organizadas em vias metabólicas, que são sequências de reações em que o produto de uma reação é utilizado como reagente na reação seguinte. Explicação: O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo.
Metabolismo designa toda reação bioquímica que acontece no interior de uma célula e do nosso corpo. Essas reações podem estar relacionadas com a síntese de compostos orgânicos ou sua quebra para fabricar ATP e são todas coordenadas por enzimas.
Ocorre em seres clorofilados, que a partir do dióxido de carbono, água e luz, obtém a glicose. A respiração celular é o processo da formação do ATP através da oxidação, utilizando o oxigênio como agente oxidante. Durante o processo, acontecem reações de quebra das ligações entre as moléculas liberando energia.
A bioquímica é a parte da Biologia que estuda as reações químicas que ocorrem nos seres vivos, bem como os compostos envolvidos nesses processos. ... As reações químicas ocorrem nas células e contam com a presença de biomoléculas: carboidratos, proteínas, lípidos e ácidos nucleicos.
Entre os elementos químicos presentes na célula, os mais abundantes são o carbono, o hidrogênio, o oxigênio e o nitrogênio. Esses e outros elementos presentes em menor quantidade fazem parte dos compostos inorgânicos e orgânicos que são utilizados pela célula.
Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. ... Uma transformação química ocorre quando as substâncias iniciais se rompem e os átomos presentes se rearranjam e formam novas substâncias. A fumaça e o calor produzidos em uma fogueira são evidências de que ocorreu uma transformação.
Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros.
Uma transformação física consiste numa transformação em que não há formação de novas substâncias pois não ocorre qualquer alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes).
Quando alteramos o tamanho ou a forma do material ele sofre uma mudança, mas não pode ser transformado em outro. Podemos observar isso nas mudanças de estado físico. ...