crossorigin="anonymous">
O brincar é uma atividade difícil de ser caracterizada, o que se deve ao seu caráter subjetivo, mas pode-se afirmar que é social e livre, pois não é possível obrigar ninguém a entrar na brincadeira, possui regras e uma situação imaginária.
É uma forma de jogo livremente estruturada que geralmente inclui encenação, substituição de objetos e comportamento não-literal. O que separa a brincadeira de outras atividades diárias é o seu aspecto divertido e criativo, em vez de ser uma ação realizada em prol da sobrevivência ou da necessidade.
Em resumo os jogos possuem um certo número de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo:
Brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer, e geralmente associada a crianças, também usada por vezes para descrever objetos com a mesma finalidade, voltada para adultos. Na pedagogia, um brinquedo é qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar.
É nítida a importância dos brinquedos no desenvolvimento da criança, pois auxiliam no desenvolvimento cognitivo e motor. ... Os brinquedos não são especiais, mas o momento de seleção deles é de extrema importância. O ideal é que a seleção seja realizada de acordo com o nível de desenvolvimento motor e cognitivo da criança.
Os materiais manipuláveis (estruturados e não estruturados) devem ser utilizados nas situações de aprendizagem em que o seu uso seja facilitador da compreensão dos conceitos e das ideias matemáticas.
Os materiais de largo alcance incitam a construção de brinquedos, cenários, acessórios para construir brincadeiras com eles, como canoas, carros, cabanas etc. Alguns podem ser simples, como utilizar um pedaço comprido de madeira para ser uma espada ou cavalo.
O objetivo da brincadeira é a criança encontrar a tampa correta de cada pote, observando a forma e o tamanho deles. Incentive sua criança a começar separando potes de plástico de diferentes tamanhos e formatos. Coloque-os no chão: os potes de um lado e as tampas do outro.
A materialidade expressa um conjunto de padrões culturais e pedagógicos que a criança internaliza e aprende. ... “Sejam creches, pré-escolas, parques infantis, etc., em todas as diferentes instituições de Educação Infantil [...], o espaço físico expressará a pedagogia adotada”.