Quais So As Doenças Pulmonares Crnicas?

Quais so as doenças pulmonares crnicas

A doença pulmonar é um conjunto de doenças que afetam os pulmões, como a asma, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia ou embolia pulmonar, podendo ter diversas causas, como infecções por vírus, bactérias ou fungos, exposição à substâncias irritantes, como fumaça do cigarro, poeira ou asbesto, ou ainda devido a coágulos ou predisposição genética, por exemplo.

(Bronquite crônica; enfisema)

O diagnóstico do câncer de pulmão envolve uma combinação de exames e testes, incluindo radiografia de tórax, tomografia computadorizada (TC), broncoscopia, biópsia e análises patológicas.

Durante a respiração normal, o ar passa pelo nariz, desce a traqueia e segue para vias aéreas cada vez menores, chamadas brônquios. Os brônquios se dividem em bronquíolos e finalmente em pequenos conjuntos de sacos frágeis, finos em formato de uvas, chamados alvéolos.

As agudizações ocorrem de forma esporádica durante a evolução da doença pulmonar obstrutiva crônica e são anunciadas pelo aumento da gravidade dos sintomas. A causa específica de qualquer exacerbação é quase sempre impossível de ser determinada, mas as exacerbações são frequentemente atribuídas à infecção da via respiratória superior de etiologia viral, bronquite bacteriana aguda ou exposição a irritantes respiratórios. À medida que a doença pulmonar obstrutiva crônica progride, as agudizações tendem a se tornar mais frequentes, chegando a cerca de 1 a 3 episódios/ano.

Rastreios

Rastreios

Além disso, a doença pulmonar também pode surgir devido ao uso de medicamentos, como ácido acetilsalicílico, amiodarona, anfotericina B, anticoncepcionais orais, fluoxetina, hidroclorotiazida, bleomicina, carbamazepina ou clorambucil, ou ainda drogas de abuso, como cocaína ou heroína, por exemplo.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Doenças respiratórias crónicas: quais são

Os fatores predisponentes à asma envolvem a exposição a alérgenos, como poeira e pólen, pelos de animais e fungos. Essa exposição leva à produção excessiva de IgE e à ativação de células inflamatórias nas vias aéreas.

De todas as exposições inalatórias, o tabagismo é o principal fator de risco na maioria dos países, embora apenas cerca de 15% dos fumantes desenvolvam doença pulmonar obstrutiva crônica clinicamente aparente; uma história de exposição a 40 ou mais anos/maço é especialmente preditivo. A fumaça proveniente da queima de madeira em ambientes internos é um fator causal importante em países onde fogueiras em ambientes internos são comumente usadas para cozinhar ou aquecer. Tabagistas com reatividade preexistente das vias respiratórias (definida pelo aumento da sensibilidade à inalação de metacolina), mesmo na ausência de asma clínica, têm maior risco de desenvolver DPOC do que aqueles que não têm essa reatividade.

Doença pulmonar obstrutiva crónica

Doença pulmonar obstrutiva crónica

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge

Por se tratar de uma doença pulmonar obstrutiva, temos abaixo um achado comum radiológico: hiperinsuflação. Ela é percebida pelo aumento de espaços intercostais anteriores (>7 em adultos) e aumento do diâmetro antero-posterior. Ao exame físico, também seria percebido uma diminuição de expansão torácica, devido ao aprisionamento de CO2 intratorácico.

Possíveis causas

1. Lange P, Celli B, Agusti A, et al: Lung-function trajectories leading to chronic obstructive pulmonary disease. N Engl J Med 373(2):111–122, 2015.

Muitas doenças pulmonares citadas nesse artigo não tem cura. Por isso, na grande parte das doenças pulmonares o objetivo do manejo geral é melhorar a qualidade de vida do paciente, e oferecer um bem-estar prolongado.

Em todo o mundo, milhões de pessoas sofrem de doenças respiratórias crónicas. Para termos noção da prevalência e perigo que estas doenças representam, basta prestar atenção aos números que são conhecidos:

(Bronquite obstrutiva crônica; enfisema)

Ainda, A capacidade vital reduzida é uma característica comum dessas doenças, indicando que a quantidade de ar que o paciente pode expirar após uma inspiração máxima é diminuída.

Quando falamos de uma doença pulmonar restritiva, entendemos que sua fisiopatologia envolve uma diminuição da capacidade pulmonar devido à restrição ou redução da expansão dos pulmões. Nesses casos, os pulmões têm dificuldade para se expandir completamente durante a inspiração, resultando em uma capacidade pulmonar reduzida.

Na DPOC leve, os médicos podem não encontrar nada anormal durante o exame físico. Conforme a doença progride, os médicos podem ouvir sibilos ou notar uma diminuição nos sons normais da respiração (diminuição dos sons respiratórios) quando escutam os pulmões com um estetoscópio. Os médicos podem notar que leva muito tempo para que a pessoa expire o ar que foi inspirado (expiração prolongada). O movimento do tórax durante a respiração diminui e a pessoa pode usar os músculos do pescoço e ombros para respirar.

O que é insuficiência respiratória crônica?

A insuficiência respiratória crônica é um problema respiratório contínuo que pode resultar de uma doença pulmonar prolongada como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Qual é o tipo de Doença Progressiva Obstrutiva Crônica?

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma enfermidade com repercussões sistêmicas, prevenível e tratável, caracterizada por limitação do fluxo aéreo pulmonar, parcialmente reversível e geralmente progressiva. O tabagismo é responsável por 80 a 90% das causas determináveis da DPOC.

Quais são as doenças obstrutivas pulmonares?

A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.

Qual a diferença entre asma e DPOC?

Ambas as doenças não têm cura, no entanto, o tratamento da asma confere um controle quase que absoluto de todos os sintomas, enquanto que a DPOC é uma doença progressiva e mais complicada mesmo com o uso de medicamentos específicos. ”Por isso, a principal recomendação após o diagnóstico é parar de fumar e iniciar um ...

Qual é o tipo de Doença Progressiva Obstrutiva Crônica não possui cura e Caracteriza-se pela perda de elasticidade pulmonar?

O Enfisema Pulmonar é uma doença progressiva obstrutiva crônica que faz com que os pulmões percam sua elasticidade, através da destruição de alvéolos (estruturas que realizam as trocas de oxigênio).

Qual o fator de risco para o desenvolvimento de doença pulmonar obstrutiva crônica?

O fator de risco mais importante para a DPOC é a fumaça do cigarro. O cachimbo, o charuto e outros tipos de uso de tabaco populares em muitos países também são fatores de risco para a DPOC. Em todas as oportunidades possíveis os indivíduos que fumam devem ser incentivados a parar.