crossorigin="anonymous">
O iodofórmio é usado na Odontologia, especialmente na Endodontia como medicação intracanal e agente de contraste. Apresenta-se sob a forma de cristais amarelos brilhantes e de odor forte.
A medicação intracanal é usada basicamente para fazer a limpeza e a desinfecção dos sistemas de canais radiculares entre as sessões endodônticas evitando que os sistemas de canais tornem-se habitat para os microrganismos.
Calen PMCC é o curativo de escolha nas necropulpectomias, pois reúne as propriedades da pastas de Hidróxido de Cálcio com as do Paramonoclorofenol canforado.
A medicação sistêmica é um recurso que pode ser aplicado como acessório na terapia endodôntica no alívio da dor, inflamação e infecção, ressaltando que as avaliações precisas dos pacientes são essenciais para a escolha da terapia sistêmica adequada.
Quando o tratamento não pode ser completado numa sessão, as bactérias sobreviventes intracanais frequentemente proliferam entre as sessões. Para reduzir o novo crescimento bacteriano e talvez até mesmo melhorar a supressão bacteriana, pode ser vantajoso recorrer a uma medicação intracanal.
A relação existente entre o PQC (preparo químico cirúrgico) e a obturação é de extrema importância, principalmente no que concerne ao adequado limite apical: Polpa Viva de 1,0 a 1,5mm aquém do vértice radiográfico, Polpa Morta de 0,5 a 1,0 aquém do vértice radiográfico; modelagem com conicidade gradual, com maior ...
O tratamento endodôntico apresenta três etapas principais de controle da infecção: o preparo químico-mecânico, a medicação intracanal e a obturação do sistema de canais radiculares 23.
Necropulpectomia: é o tratamento de canal em dentes com a polpa morta. Consiste na remoção da polpa necrosada , assim como a remoção de bactérias do interior do canal radicular.
A pulpotomia é um procedimento conservador e consiste na preservação da vitalidade pulpar radicular, ou seja, consiste na remoção de polpa dental coronária afetada por diferentes causas e a proteção do remanescente com um material capeador, conhecido também como revestimento .
Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.
O preparo químico mecânico (PQM), também conhecido como preparo biomecânico do canal radicular ou preparo químico-cirúrgi- co, constitui-se numa importante fase do tratamento endodôntico que tem como objetivo modelar o canal principal e limpar o sistema de canais radiculares para, posteriormente, receber o material ...
A ação das substâncias químicas associada à dos instrumentos endodônticos favorece a sanificação do sistema de canais radiculares por apresentar determinadas propriedades como: facilitar a ação dos instrumentos; auxiliar na remoção das raspas de dentina e restos orgânicos e inorgânicos e também apresentar propriedades ...
O preparo cervical pode ser definido pela ampliação do diâmetro na entrada e terço cervical do canal, criando acesso retilíneo aos terços médio e apical, proporcionando um desgaste anticurvatura, direcionado às zonas volumosas ou zonas de segurança.
O objetivo da obturação é selar o canal radicular e seus canais acessórios, dentro do limite adequado e de maneira hermética, empregando materiais e técnicas que favoreçam um processo de reparo apical e periapical.
A obturação do canal radicular, deverá promover o processo de reparo apical e periapical. ... O objetivo da obturação endodôntica é selar todas as vias de entrada e saída de possíveis infiltrações para o interior dos canais radiculares.
Instrumentos para obturação de canais radiculares Condensadores : condensadores permitem cortar os cones de guta-percha e realizar condensação vertical.
A limpeza adequada da câmara pulpar evita que os dentes que passaram pelo tratamento endodôntico escureçam. ... Isso porque o álcool irá solubilizar o cimento obturador e com isto ele penetrará facilmente nos túbulos dentinários presentes na parede da câmara pulpar.
Quando constata-se que houve um acidente com hipoclorito de sódio durante a terapia endodôntica o tratamento visa minimizar efeitos deletérios teciduais, é recomendado informar ao paciente sobre as complicações, uma adequada analgesia para diminuir a dor, terapia profilática para evitar infecções secundárias se for ...
SIQUEIRA JÚNIOR et al., 2015 Podemos afirmar que o momento ideal para a obturação do canal radicular é quando: I – A limpeza e modelagem do canal radicular deve ter sido completada; II – Houver ausência de exsudato; III – Ocorrer ausência de sintomatologia e odor.
O escurecimento pode acontecer, principalmente, quando a remoção do nervo dental causa modificação química na área, alterando a aparência externa do dente.
Em caso de trauma, tratamento de canal ou toma de medicamentos que tenha provocado o escurecimento do dente, podem ser aplicadas nos dentes facetas de resina e depois fazer um branqueamento externo, de forma a melhorar os resultados.
A mudança de cor no dente, dá-se devido o extravasamento de sangue que corre internamente dentro do dente de leite, exatamente como o hematoma de cor roxa que aparece em nossa pele, os coágulos formados nos minúsculos canalículos dentinários não conseguem ser reabsorvidos totalmente, daí o motivo pelo qual o dente muda ...
Além disso, o acompanhamento odontopediátrico é fundamental para acompanhar a dentição da criança. Da mesma forma, em caso de acidentes ou de aparecimento de um dente de leite escurecido, procure imediatamente o dentista.
coroa dentária em zircônia É a técnica mais eficiente para mascarar dentes escurecidos por trauma ou canal. Dispensando o clareamento dental interno ou externo prévios ao procedimento, a coroa dentária em zircônia tem como vantagem o elevado potencial para mascar escurecimento dentários severos.
As facetas dentárias em porcelana são mais eficientes que as facetas em resina para recuperar a cor em dentes escurecidos, sendo indicadas para a maioria dos casos de escurecimento dental após tratamento de canal.
De acordo com o dentista, o escurecimento acontece a partir de uma necrose pulpar devido a ruptura do suprimento sanguíneo e nervoso da polpa dentária - parte que dá vida ao dente.