Para que serve interproximal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Conheça esse exame e quais suas indicações. Também conhecida como Bite Wing, a radiografia interproximal é utilizada para visualizar as coroas dos dentes posteriores – os pré-molares e molares do lado direito e esquerdo. É um procedimento de simples execução e que garante precisão do diagnóstico.
Quando usar radiografia interproximal?
A radiografia interproximal, ou RX bite wing, é indicado no diagnóstico e avaliação de determinadas situações, nomeadamente:
Diagnóstico de cárie interproximal (cárie entre os dentes);
Avaliação da crista óssea entre os dentes;
Avaliação do estado de certos tratamentos dentários (restaurações por exemplo);
Etc.
Como é feito a radiografia interproximal?
Como é realizado? A Radiografia Interproximal é realizada com o paciente em oclusão dentária, ou seja, mordendo. O exame é dividido em quatro tomadas radiográficas, duas para a região dos dentes molares e duas para os dentes pré-molares.
Quais as vantagens da radiografia interproximal?
Confira abaixo:
a radiografia interproximal oferece maiores resolução e nitidez, pois atende aos 5 itens da radiografia ideal com mais qualidade que outras técnicas;
ideal para análise de presença de cáries oclusais e interproximais, que são mais difíceis de diagnosticar durante um exame clínico, além de trauma oclusal;
Mais itens...•24 de mai. de 2019
Qual a diferença entre radiografia periapical e interproximal?
Radiografia bite wing ou Raio X interproximal - É um exame idêntico à radiografia periapical, contudo, ainda mais restrito. Neste exame pretende-se visualizar apenas as coroas de alguns dentes superiores e inferiores na mesma imagem.
Como é feita a radiografia oclusal?
Neste exame, a película radiográfica é colocada entre os dentes da maxila superior e os dentes do maxilar inferior. Ou seja, a película é disposta entre os dentes das duas arcadas dentárias (superior e inferior), como se o doente estivesse a “morder” a película.
Quais as vantagens da técnica interproximal?
Quais as vantagens do radiografia interproximal? A maior vantagem do raio x interproximal é sua imagem com dentes da arcada inferior e superior. Além disso, o foco em apenas dois ou três dentes, permite ao dentista uma visão aproximada e específica da área desejada.
Como identificar cárie em panoramica?
A radiografia intraoral pode ser dividida em: Bite wing ou interproximal: indicada para avaliação do alinhamento de dentes inferiores e superiores e para verificação da presença de cárie entre os dentes. Além disso, também possibilita a descoberta de perda óssea em caso de alguma doença local.
Como fazer uma radiografia oclusal?
Para fazer o exame da radiografia oclusal, o dentista precisa posicionar a película radiográfica dentro da boca do paciente, entre os dentes da maxila superior e os da maxila inferior. É como se a pessoa estivesse mordendo o filme.
Quais indicações da radiografia oclusal?
Indicações da Radiografia oclusal A radiografia oclusal auxilia o dentista em análises para procedimentos cirúrgicos, avaliação de tratamentos ortopédicos, análise sobre o crescimento de crianças, visualização de lesões císticas ou neoplásicas e verificação da existência de cálculos nas glândulas salivares.