O termo também é usado no Direito para se referir a atos que encontram-se de acordo com a legislação, tendo sido devidamente formalizados e estando aptos à plena produção de efeitos.
Significado de Hígido Que desfruta de boa saúde; que se encontra sadio; saudável. Etimologia (origem da palavra hígido). Do grego hyg(iés) + ido.
O mesmo que sadio. "M.D.F, paciente previamente hígida, começou a apresentar tosses freqüentes há 4 meses."
substantivo feminino Sem prudência; ausência de cautela: não dirija bêbado, isso seria uma imprudência. Comportamento, ação ou discurso da pessoa imprudente. ... Etimologia (origem da palavra imprudência). Do latim imprudentia.ae.
adjetivo Sem prudência; que não tem cuidado ou cautela; descuidado. Desprovido de pertinência; despropositado. substantivo masculino e feminino Pessoa que não tem prudência ou pertinência: caminhoneiro imprudente.
Fazer ou agir sem cautela, com precipitação ou afoiteza. “Imprudente é aquele que sabe do grau de risco envolvido na atividade e mesmo assim acredita que é possível a realização sem prejuízo para ninguém. A pessoa em suas ações, age realizando uma atitude diversa da esperada.” enfermagem sobre sua supervisão.
Imprudência: falta de cuidado; de precaução. Exemplo: motorista dirigindo em velocidade acima da permitida. Negligência: omissão; inobservância do dever. Exemplo: médico que, ao realizar uma cirurgia, esquece um bisturi dentro do paciente.
A imperícia reveste-se da falta de conhecimento ou de preparo técnico ou habilidade para executar determinada atribuição. Trata-se, portanto, de uma atitude comissiva (de cometer ou agir) por parte do profissional, expondo o cliente a riscos e com a possibilidade de acometimento danoso à integridade física ou moral(9).
Na imperícia, faz sem ter a habilidade necessária, enquanto que na imprudência faz sem o cuidado devido. Já na negligência a atitude é omissiva, posto que o agente deixa de fazer algo que seguramente deveria fazer.
Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.
Ponto de Vista Po- dem ser considerados dois tipos de iatrogenia: iatrogenia de ação, ou decorrente da ação médica, e iatrogenia de omis- são, relacionada à falta de ação do médico.
Iatrogenia refere-se a um estado de doença, efeitos adversos ou complicações causadas por ou resultantes do tratamento médico. Contudo, o termo deriva do grego iatros (médico, curandeiro) e genia (origem, causa), pelo que pode aplicar-se tanto a efeitos bons ou maus.
As intervenções que podem prevenir as complicações iatrogênicas incluem o seguinte.
Iatrogenia é o termo utilizado para qualquer manifestação clínica que não seja conseqüência natural da doença do paciente, durante o tratamento. Também é definida como o efeito resultante de qualquer atividade, de uma ou mais pessoas atuando como profissionais de saúde que não apóiem uma meta da pessoa afetada.
O termo iatrogenia vem do grego e refere-se a qualquer alteração patológica provocada no paciente pela má prática médica. Infelizmente, o risco de sua ocorrência convive constantemente no manuseio das doenças cardíacas.
Não faz restrição de nenhum alimento mas ingere pequena quantidade de alimentos, referindo pouca fome, dificuldade de mastigação (usa prótese superior e está mal ajustada), deglutição e às vezes, sente dor epigástrica em queimação.
Nesse âmbito, a denominação mais adequada poderia ser "iatropatogenia", termo que enfatiza a noção maléfica do ato médico, isto é, um ato que provocará prejuízos ao paciente3. Iatrogenia (ou iatrogenose, iatrogênese) abrange, portanto, os danos materiais (uso de medicamentos, cirurgias desnecessárias, mutilações, etc.)
O que é iatrogenia? Iatrogenia (do grego: iatros = curador + genesis = origem) refere-se ao efeito negativo sobre o paciente, resultante de qualquer procedimento curativo realizado por um profissional de saúde ao aplicar produtos ou serviços pretensamente benéficos, como sondagens, intubações, cirurgias e medicamentos.
Nunca faça de conta que a deficiência não existe, trate-a normalmente. ... Se você se relacionar com uma pessoa deficiente como se ela não tivesse uma deficiência, você vai estar ignorando uma característica muito importante dela.
LEI Nº 13.