ATENSINA é indicada para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica, podendo ser usada isoladamente ou associada a outros anti-hipertensivos. A clonidina é um agente hipotensor potente que age predominantemente através da estimulação de receptores adrenérgicos alfa.
Atensina é indicada para o tratamento da pressão alta, podendo ser usada isoladamente ou associada a outros medicamentos para pressão alta.
O tratamento com Atensina deve ser iniciado com doses mais baixas, que devem depois ser aumentadas pelo médico, conforme necessidade. Geralmente, na hipertensão leve a moderada, a dose diária recomendada é de 0,075 mg a 0,2 mg, que deve ser ajustada de acordo com a resposta individual de cada pessoa.
Depressão, alteração do sono, cefaleia (dor de cabeça), constipação (prisão de ventre), náusea (enjoo), dor nas glândulas salivares, vômito, dificuldades para obter ereção, fadiga (cansaço).
Cloridrato de Clonidina deve ser usada com precaução em pacientes com bradiarritmia leve a moderada, tal como ritmo sinusal lento, com transtornos de perfusão cerebral ou periférica, depressão, polineuropatia e constipação.
A dose usual está entre 2-4 mcg/kg por via epidural e 0,5-1 mcg/kg por via intratecal produz analgesia de curta duração (4 a 6 horas) e deverá ser repetida de acordo com as respostas do paciente. Na aplicação intratecal, a analgesia é de duração dose dependente.
4205-90-7
Mecanismo de Ação: O propranolol é um antagonista não seletivo de receptores beta-adrenérgicos, portanto interagindo com os receptores beta1 e beta2 com igual afinidade. Carece de atividade simpaticomimética intriseca, e não bloqueia os receptores alfa.
A hidralazina atua através da vasodilatação periférica realizando o relaxamento direto sobre a musculatura lisa vascular, principalmente de arteríolas. O mecanismo celular ainda é desconhecido, porém, tal relaxamento resulta na redução pressórica arterial, predominantemente diastólica.
O cloridrato de prazosina reduz a resistência vascular periférica total ao bloquear os receptores alfa 1 - adrenérgicos pós-sinápticos. O que causa a vasodilatação periférica é resultado do efeito balanceado tanto sobre os vasos de resistência (arteríolas) como sobre os vasos de capacitância (veias).
O Cloridrato de Tansulosina é indicado para o tratamento dos sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB —aumento benigno da próstata que pode causar dificuldade para urinar).
O captopril é um inibidor da ECA - enzima conversora da angiotensina, que impede a angiotensina I de ser convertida em angiotensina II. Com a ausência da angiotensina II não há vasoconstricção periférica, diminuindo a resistência vascular periférica e promovendo uma diminuição da pressão arterial.
Inibidor da enzima de conversão da angiotensina
4
Captopril é indicado para o tratamento da hipertensão, por reduzir a pressão arterial nesses casos.
Classes de medicamentos que compartilham um mecanismo molecular comum de ação, modulando a atividade de um alvo biológico específico.
Tipos de Medicamentos
Como identificar um genérico? Pela embalagem que sempre traz escrito: “Medicamento Genérico – Lei 9.