O açaí é uma fruta originária da mata nativa da Amazônia. Atualmente, 95% da sua produção se concentra no Pará. Enquanto na região Norte o açaí é servido como acompanhamento de pratos salgados, no restante do Brasil ele é mais conhecido pela polpa congelada que é usada como base para aquele creme roxo e delicioso.
O açaí é mais consumido para a produção de polpa, enquanto a juçara é mais utilizada para a produção de palmito'', explica. Segundo ela, os frutos da juçara e do açaizeiro são parecidos. Por isso, muitas vezes são confundidos. “A juçara é mais adocicada ao passo que o açaí tem uma oferta maior de polpa.
Espécie nativa da Mata Atlântica, a palmeira jussara (Euterpe edulis) — cujo nome também ocorre grafado com ç: juçara, — é mais conhecida pelo seu palmito do que pelos seus frutos.
Jussara: Significa "palmeira", "que tem espinhos", "coceira" ou "que arde". O nome Jussara vem da palavra tupi ii'sara, que significa "coceira" ou "ardor" e era usada para designar os espinhos de uma palmeira que utilizavam como agulhas para tecer.
O único lugar do Brasil que o nome comum de açaí é juçara, é no Maranhão. No resto todo do país, é conhecido como açaí”, explicou. Euterpe oleracea, conhecida como açaí.
No Maranhão, o açaí é conhecido como juçara e possui destaque anualmente no mês de outubro, com a prática da Festa da Juçara no bairro do Maracanã.
Com um pilão (ou pedaço de madeira) aperte os frutos contra o fundo do recipiente. A polpa irá se soltar formando um caldo grosso e os frutos começaram a ficar claros. Pode-se acrescentar um pouco mais de água para afinar a polpa. Passe o caldo por uma peneira bem grossa para retirar os frutos.
Frutos e subprodutos As palmeiras produzem frutos secos ou polpudos que variam de tamanho, forma e estrutura. A tâmara e a noz-de-areca, por exemplo, são frutos macios e polpudos. Por sua vez, o coco (o fruto do coqueiro) é duro por fora e contém uma “carne” úmida e um líquido (a água de coco) dentro dele.
Coloque os frutos selecionados dentro de um recipiente e lave-os com água corrente por três vezes (tríplice lavagem). 4. Em seguida encha o recipiente com água potável até cobrir totalmente os frutos e deixe descansar até a casca e a polpa começarem a soltar esfregando os frutos no dedo.
Modo de Preparo Coloque as 2 bananas (ou a fruta de seu gosto) e os 60 ml do xarope de guarana no liquidificador. Bata bem até desmanchar toda a banana. Coloque aos poucos o açaí. Bata bem até formar um sorvete.
O mel é bem mais saudável que o xarope de guaraná (usado para adoçar o açaí) e deixa um gostinho muito melhor.
Coloque em uma vasilha e cubra com água. OBS: esse tipo de açaí tem pouca polpa, por isso se faz necessário o uso de água para retirar. Porém, se tiver uma grande quantidade, também é possível esfregar numa peneira como os outros tipos de açaí. A polpa sairá grossa, sem o uso de água.
AGRÔNOMO EXPLICA O PONTO CERTO PARA COLHER E EXTRAIR A POLPA DO AÇAÍ – Toda Fruta. O ponto ideal é quando ele está preto e com uma camada esbranquiçada. Depois de colhido, o fruto deve ser batido em no máximo um dia. Nativo da Amazônia, o açaizeiro se desenvolve em touceiras grandes, cada uma com várias palmeiras.
No Pará, o período de safra do açaí vai de agosto a novembro. Nessa fase, é mais fácil encontrar os frutos bem maduros e cobertos com essa camada esbranquiçada. Outro estágio de maturação que rende uma boa bebida, mas um pouco inferior, é quando o cacho está todo preto, mas ainda sem aquela cobertura branca.
Cerca de 90% do açaí comercializado no Pará é produzido durante o período da safra, entre os meses de julho e dezembro.
O nosso cresce muito e demora muito tempo para produzir (6 a 7 anos). O do Pará cresce pouco e começa a produzir baixinho (4 anos). Nós queremos encontrar no nosso açaí um material mais anãozinho e que começa a produzir mais precoce”, explicou o pesquisador.
Mudas de açaí Duas mudas de açaí por apenas 5 reais.
Plantas repicadas ESPAÇAMENTO O espaçamento mais utilizado é de 5m x 5m com manejo de 3 a 4 estirpes de planta por touceira, correspondendo uma densidade de 1.
Um açaizal com o manejo de mínimo impacto deverá ter por hectare, cerca de 400 touceiras, com cinco açaizeiros adultos em cada touceira; 50 palmeiras de outras espécies, sendo 20 adultas e 30 jovens; e 200 árvores folhosas, sendo 40 grossas (>45 cm de Diâmetro à Altura do Peito (DAP), 40 médias (20 a 45 cm de DAP) e ...
no caso do açaí-de-touceira, manejo de perfilhos/touceira: para produção de frutos = 4 ou 5; para palmito = 8 estipes. rendimento: 20 litros de frutos (~ 15 kg) produz de 6 a 10 litros de “vinho” (dependendo da época de colheita e da densidade do “vinho” a ser comercializado).
O açaí cultivado está se expandindo, principalmente, em áreas de terra firme de vários estados da Amazônia e no sul da Bahia, onde as condições climáticas são mais favoráveis, com predominância dessa expansão no Estado do Pará.
É realizado um processo de lavagem Chegando nessa nova área industrial de produção, os frutos são lavados em tanques com água clorada (um processo que leva por volta de 30 minutos) e, depois, são peneirados. Em seguida, ocorre uma nova lavagem, que serve especificamente para a retirada do cloro.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o Açaí, saiba quais são as melhores marcas de Polpa de Açaí do mercado brasileiro