A oliveira possui inúmeros benefícios para a saúde, já que as folhas e frutos têm componentes químicos muito importantes, como oleína, ácido palmítico, aracluina, estearina, colesterina, cicloartanol, ácido benzoico e manitol, por exemplo.
O chá de oliveira deve ser consumido com moderação, em pequenas porções durante o dia. E o ideal é incluí-lo na dieta, de forma a prevenir os problemas de saúde, e não apenas para tratá-los.
Embora as folhas da oliveira tenham muitos benefícios para a saúde, o uso do chá não substitui o tratamento médico, por isso, é recomendado consultar o médico ou profissional especialista em plantas medicinais para indicar a dose e o tempo de uso do chá.
Utilizadas na forma de extrato e mais popularmente como chá, as folhas de oliveira podem auxiliar na perda de peso, diminuição do colesterol, melhora da pressão arterial e no fortalecimento do sistema imunológico.
O chá de oliveira pode te ajudar quando estiver com sintomas de má digestão, pois exerce ação calmante e anti-inflamatória na mucosa do estômago. Por isso, pode ser usada como complemento no tratamento de problemas no trato digestivo, tais como gastrite, refluxo gastroesofágico, úlcera e colite.
As folhas de oliveira também podem ser encontradas na forma de suplemento de seu extrato seco. A dose recomendada é de 275 mg 3 a 5 vezes ao dia, sendo que a dose diária pode variar entre 630 a 1375 mg.
Dessa maneira, o extrato da folha da oliveira é eficaz para ajudar a normalizar os níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente benéfico para pessoas com diabetes. É o que afirma um estudo do Journal of Medicinal Food, publicado em 2012.
Dentre os compostos fenólicos presentes na folha de oliveira, estão a oleuropeína e o hidroxitirosol.
Alguns estudos têm mostrado que a oleuropeína é um diurético natural. Então, o consumo regular de chá de oliveira pode ajudar a diminuir o inchaço e a retenção de líquido, importante na perda de peso e redução de medidas.
A parte da oliveira utilizada para o preparo do chá são as folhas, de onde são extraídas as substâncias ativas com propriedades que ajudam o corpo a melhorar a digestão, os níveis de açúcar no sangue, além de proteger contra o câncer e melhorar a pressão arterial.
O chá de oliveira acalma desordens irritativas e inflamatórias, como indigestão, azia, gastrite, colite e úlcera péptica e pode também ser usado para lavagem gástrica em caso de envenenamento por agentes corrosivos, para suavizar a mucosa irritada e acelerar a eliminação. Como estimula o fluxo de bile, pode ser também usada para ajudar a tratar problemas hepáticos e da vesícula biliar.
Além das deliciosas azeitonas, as oliveiras também nos deram outro grande presente: suas folhas, que trazem inúmeros benefícios para a saúde, e que podem ser obtidos através do consumo do chá de oliveira.
Além disso, o fato das folhas de oliveira baixarem os níveis de açúcar no sangue, pode ser bastante útil em pessoas com diabetes, sendo por isso um ótimo remédio caseiro complementar ao tratamento.
O chá de oliveira se tornou popular nos últimos anos graças ao seu potencial efeito emagrecedor. Mas este não é o único benefício da bebida, que é rica em antioxidantes como a oleuropeína, maior responsável pelos efeitos deste chá.
Não é comum ocorrerem efeitos colaterais pelo uso da folha de oliveira, mas algumas pessoas podem ter um quadro de pressão baixa, principalmente se fizerem uso combinado com medicamentos para tratar a pressão alta.
As folhas da oliveira possuem oleocantal, uma substância com ação anti-inflamatória, com propriedades semelhantes ao ibuprofeno, que ajuda a reduzir os sintomas de inflamação e melhorar o desconforto associado por esse sintoma.
Embora seja muito raro, os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso do chá de oliveira são hipotensão arterial, hipoglicemia ou diarreia em altas doses e em pessoas sensíveis.
Ele também é indicado para quadros de diabetes descompensada, podendo ser usado como terapia complementar com o objetivo de reduzir os níveis de açúcar no sangue.
A oliveira é uma planta nativa do Mediterrâneo e do norte do Irã, cujo fruto é muito apreciado no Brasil: a azeitona. Além da azeitona, o azeite de oliva, que é obtido a partir do seu processamento, também é bem popular entre os brasileiros.
Um chá quente de folhas de oliveira aumenta a transpiração, auxiliando na regulação da temperatura corporal, ajudando assim a baixar a febre. Veja outros remédios caseiros que ajudam a baixar a febre.