EQST

Para Quais Fins A Seringueira Utilizada?

Para quais fins a seringueira é utilizada?

Sua madeira é branca e leve e, de seu látex, se fabrica a borracha. Seu fruto encontra-se em uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, que pode servir de matéria-prima para resinas, vernizes e tintas. Por serem ricas em nutrientes, as sementes são usadas na produção de suplementos alimentares.

Para que serve a madeira da seringueira?

A madeira de seringueira é excelente matéria prima na fabricação de móveis, taboados, forros, portas e caixotarias, entre outros. A produção e a exportação de mobiliário confeccionado com madeira de seringueira é atividade importante em diversos países asiáticos, como Malásia, Indonésia, Vietnã e Filipinas.

Quais os benefícios da seringueira?

A cultura da seringueira é desejável, do ponto de vista ecológico, trazendo benefícios ao sistema climático global, por tratar-se de uma espécie florestal que armazena na madeira carbono tirado da atmosfera, além de seu produto principal, a borracha natural, também funcionar como armazenador de carbono (JACOVINE et al. ...

O que se faz com o látex da seringueira?

Ela é fonte de matéria-prima para a fabricação vários produtos, desde pneus a utensílios de cozinha, incluindo brinquedos, luvas de borracha e preservativos. Trata-se da seringueira, árvore nativa da Amazônia, de onde é extraído o látex, seiva que quando coagulada dá origem à borracha natural.

O que é uma seringueira e qual a sua importância?

A seringueira [Hevea brasiliensis (Willd. ex Adr. de Juss.) é a maior fonte de borracha natural, utilizada no transporte, indústria e material bélico. ...

Quais são os estados brasileiros onde encontramos o látex?

No Brasil, a seringueira é cultivada em doze estados: São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pará, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná, Amazonas e Acre. São mais de 25 mil famílias que vivem do produto da seringueira em mais de 40 mil hectares de área plantada.

O que é madeira de borracha?

A riqueza natural do látex – matéria-prima extraída por meio de cortes, chamados de sangrias, na casca do tronco da seringueira, a Hevea brasiliensis – deverá se juntar em breve no Brasil ao uso nobre da madeira dessa árvore para a fabricação de móveis. ...

Para que serve o leite da seringueira?

A borracha natural é o resultado da coagulação do leite da seringueira (látex). ... Esse processo proporciona, à borracha, maior elasticidade e resistência a calor; e, graças a isso, permite que ela seja usada também na fabricação de pneus, de bolas, de luvas cirúrgicas e de outros produtos importantes no nosso dia a dia.

Como se chama a semente da seringueira?

Utilidade: As amêndoas (sementes) fornecem óleo secativo muito usado na industria de tintas e vernizes.

Como acontece a produção da borracha que é feita a partir do látex?

O látex natural é obtido fazendo talhos no tronco da seringueira e recolhendo a seiva. Sua aparência é branca leitosa e pegajosa e precisa ser vulcanizada antes da confecção de produtos com ela. A vulcanização consiste no aquecimento do polímero com enxofre.

Qual a importância da heveicultura no Agronoegócio brasileiro?

Além disso, a heveicultura é uma atividade do agronegócio de grande importância social, pela geração de emprego de qualidade, e ambiental, pela elevada captura de carbono atmosférico, o que contribui para a redução do aquecimento global e, também, por ser uma espécie florestal que promove alta proteção do solo e da ...

Qual foi a importância das seringueiras da região da Amazônia para a economia brasileira?

A borracha extraída das seringueiras nativas da região continua sendo um complemento de renda considerável para os seringueiros da Amazônia, que continuam com a atividade de colheita e estocagem do látex, a seiva colhida da seringueira, e fonte de matéria-prima para a fabricação de vários produtos manufaturados.

Onde se encontra a seringueira?

Além do Brasil, a seringueira é comum na Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Suriname e Guianas. A partir de seu habitat natural, a seringueira passou a ser explorada em grandes áreas, em especial no sudeste asiático.

Quais foram os estados brasileiros onde podia encontrar grandes áreas seringais?

No Brasil, a seringueira é cultivada em doze estados: São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pará, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná, Amazonas e Acre.

Qual o nome do líquido que sai da seringueira?

A borracha natural é o resultado da coagulação do leite da seringueira (látex). Para ser utilizada como matéria-prima pelas indústrias, a borracha passa por um processo de transformação conhecido como vulcanização.

Qual a função do látex?

Látex é um produto do extrativismo vegetal e é uma dispersão estável (emulsão) de micropartículas poliméricas em meio aquoso, e pode ser natural ou sintético. ... Quando feridas no caule, as plantas reagem produzindo o látex, que tem a função de, consolidado por oxidação, provocar a cicatrização do tecido lesado.