As baratas não são seres muito amados pelas pessoas, que em geral costumam ter esse inseto como nojento, sujo, asqueroso ou até pior. Dessa forma, as pessoas fazem de tudo para evitar baratas em casa e, para tal, sempre buscam inúmeras formas de fazer com que a baratas não cheguem aos seus lares.
Conheça a barata d’água, um predador subaquático
Ela também é conhecida por sua picada — substancialmente dolorida, embora não-tóxica. Esses animais geralmente entregam suas picadas entre os dedos dos pés de seres humanos, assim, recebendo o nome popular de “toe biter”, ou “mordedor de dedo do pé” em tradução livre.
Seus dez centímetros, a primeira vista inofensivos, não devem ser subestimados. Só para ilustrar, a barata d’água, também conhecida como Belostomatidae, carrega o título de um dos predadores mais temidos de água doce, bem como o de exímio caçador. Pois é, quem imaginaria que esse percevejo bem desenvolvido seria capaz de causar tantos problemas.
Os maiores exemplares, de nome científico Lethocerus grandis e Lethocerus maximus, vivem na América do Sul e podem exceder 10 centímetros de comprimento. Grandes, portanto, gigantes se pensarmos que eles são “apenas” insetos, mas não enormes em um sentido absoluto (certamente não como os da pré-história).
A barata d’água possui alguns mecanismos de defesa “peculiares”. Além de se fingir de morto ao ser ameaçado, o inseto também tem a capacidade de esguichar um fluido de cheiro desagradável do ânus por alguns metros em seus predadores.
Outra importante característica das baratas d’água são suas carapaças escuras e de forma oval, que auxiliam na camuflagem das mesmas em plantas e areia. Aliás, esse é um dos principais recursos estratégicos utilizados pelo inseto em suas caçadas que podem render animais bem maiores, como tartarugas, patos, cobras e sapos.
E a predação é terrível: essas baratas d’água são agressivas, rapidamente sacodem suas patas dianteiras e agarram a criatura com as outras. A essa altura, elas perfuram suas presas com uma tromba semelhante a um punhal, injetando enzimas e, às vezes, substâncias químicas anestésicas. A este ponto, o “cozimento” está pronto e a comida pode ser degustada com calma.
Nem todos os insetos são as pequenas presas da cadeia alimentar. Alguns, aquáticos, são tão grandes que podem comer tartarugas, patos e até serpentes venenosas!
Na verdade, as baratas d’água respiram o oxigênio do ar, mas se acomodam nas plantas aquáticas e o fazem “mergulhando” através de uma espécie de bocal localizado em suas costas. Desta forma, elas esperam pacientemente por suas presas, e as atacam assim que elas estiverem suficientemente perto.
Riscos e perigos oferecidos pela barata d’água
Em 2016, imagens de fungos na pele de pessoas viralizaram (associadas a este inseto), mas a verdade é que, apesar de sua picada dolorida, a barata d’água é inofensiva para os humanos.
E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também mais características sobre as baratas e a lesma-do-mar.
Para tal, existem algumas medidas a tomar. Antes de tudo, opte por caixas de bueiro que não permitam que as baratas saiam da parte interna para a externa, mantendo-as confinadas àquele espaço específico, onde elas são importantes. Para isso, basta comprar tampas sem grandes espaços de abertura, evitando que os insetos passem por ali para chegar ao interior das casas.
O que é a barata-d’água?
As baratas-d’água podem sair de seu habitat a noite para se acasalarem. Esses animais evoluíram orientando-se pelas estrelas, e costumam ser atraídos por luzes brilhantes.
Esses insetos também invertem os papéis “típicos” no cuidado parental. Após o acasalamento, a fêmea bota seus ovos nas costas do macho, que então carrega-os até a eclosão.
“Podemos conservar ecossistemas inteiros por meio da conservação de baratas-d’água gigantes“, diz Ohba ao National Geographic, referindo-se ao fato que este inseto pode ser predado por espécies invasoras, como os lagostins e as rãs-touro, que conseguem proliferar em águas menos limpas ou poluídas.
Espalhe uma trilha pelo chão onde elas costumam aparecer. As baratas não vão resistir ao apelo do açúcar.
Usado como fermento químico, o bicarbonato reage com a água dentro do corpo da barata e incha como a massa de um bolo. Será o fim.
5 de fev. de 2016
O que atrai barata d'água?
As baratas-d'água podem sair de seu habitat a noite para se acasalarem. Para atrair as fêmeas, os machos fazem uma série de movimentos periódicos perto da superfície da água, o que gera ondulações na água. ... Por isso, é comum aparecerem baratas-d'água mortas embaixo de postes de luz.
Quanto mede uma barata d'água?
Apresentam coloração castanha e as patas anteriores são adaptadas para agarrar suas presas. Podem alcançar 10 cm de tamanho.
Qual é o predador da barata?
Existem muitos inimigos naturais (predadores e parasitas) que atacam as baratas, como por exemplo, osgas (lagartixas), bactérias, formigas, vermes, fungos, protozoários, artrópodes (ácaros, aranhas, besouros, escorpiões, hemípteros e himenópteros) e vertebrados.
Como é a picada da barata d'água?
Apesar de não transmitirem doenças, a picada da Barata d'água é extremamente dolorida e pode causar até paralisia. Esses animais são aquáticos e mergulham para capturar seu alimento, que podem ser até pequenos peixes e girinos.
O que jogar na barata para ela morrer?
Solução de água e sabão Tem que colocar sabão suficiente para deixar a água "escorregadia". Daí é só jogar em cima da dita cuja quando ela aparecer. O sabão entope os poros das baratas e as impede de respirar. É morte na certa!
O que é uma barata cascuda?
A barata-cascuda (nome científico: Leucophaea maderae), também conhecida como barata-d'água, é uma barata do género Rhyparobia e da famíla Blaberidae. Pode atingir cerca de 45 milímetros de comprimento, possui distribuição cosmopolita e hábitos domésticos.
O que mais atrai as baratas?
7 práticas que atraem baratas e outras pragas
Deixar louça suja na pia. ...
Armazenar recipientes de alimentos abertos ou embalagens de alimentos originais. ...
Não consertar os canos de água com ruturas. ...
Manter a sua edificação muito quente. ...
Guardar produtos de papel. ...
Ignorar derrames e migalhas.
Mais itens...•27 de mar. de 2019
Qual cheiro espanta barata?
Baratas detestam o cheiro do louro. Coloque as folhas nos locais onde você encontrou o inseto, como canto dos armários ou debaixo da pia. Troque a cada duas semanas. Acrescente amoníaco à água que você utilizará para limpar o chão.
Como fica a picada da barata d'água?
Apesar de não transmitirem doenças, a picada da Barata d'água é extremamente dolorida e pode causar até paralisia. Esses animais são aquáticos e mergulham para capturar seu alimento, que podem ser até pequenos peixes e girinos.
Qual é o animal que come barata?
Existem muitos inimigos naturais (predadores e parasitas) que atacam as baratas, como por exemplo, osgas (lagartixas), bactérias, formigas, vermes, fungos, protozoários, artrópodes (ácaros, aranhas, besouros, escorpiões, hemípteros e himenópteros) e vertebrados.
Quem come a barata na cadeia alimentar?
Desprezada pelo homem, a barata apetece ao paladar de aranhas, lacraias, sapos, escorpiões e pássaros. Tem, portanto, um papel inegável na cadeia alimentar.
O que acontece se for mordido por uma barata?
Além de morder, as baratas são capazes de penetrar nos canais do nariz e das orelhas dos seres humanos. A ação da mordida pode causar feridas dolorosas e comprometer a saúde da pele.
Qual a barata mais perigosa?
Por trás de uma casca aparentemente inofensiva, a barata-d'água esconde sua verdadeira essência, sendo um dos predadores de água doce mais temidos de todo o planeta e um exímio caçador.
O que acontece se jogar álcool na barata?
Quando pronta, jogue esta solução em cima da barata, é morte na certa! 4) Álcool em gel: o álcool em gel tem a mesma função da água com sabão. Como usar: jogue o álcool em cima da barata. 5) Bicarbonato e açúcar: o açúcar atrai a barata que, ao consumir a isca, é envenenada pelo bicarbonato.
O que é bom para matar Ninho de barata?
4 formas infalíveis de acabar com as baratas
1 – Iscas. As iscas são prejudiciais às baratas, que levam o veneno para seu ninho. ...
2 – Inseticidas. O inseticida é uma maneira clássica de acabar com as baratas. ...
3 – Concentrado líquido. O concentrado líquido pode ser aplicado em qualquer lugar por onde as baratas passam.
Por que a barata fede?
A barata descarrega em locais por onde anda secreções oriundas de glândulas localizadas no abdômem, responsáveis pelo odor nauseabundo já referido. O mau cheiro e os grânulos fecais podem inutilizar ou, pelo menos, depreciar os alimentos, especialmente as farinhas.
Porque baratas são tão nojentas?
1. Casca protetora. Tudo, no interior das baratas é delicado e, se não fosse suas cascas duras e horríveis, elas morreriam fácil, fácil. Feitas de quitina, as cascas das baratas, originalmente em formatos achatados (como você já deve ter reparado), permitem que elas aguentem esmagamentos leves sem nenhuma lesão.
O que atrai as baratas no quarto?
As baratas são atraídas por 03 situações que favorecem a sua sobrevivência que são: Água, Abrigo e Alimento. ... As melhores formas de afastar as baratas é eliminar todas as situações favoráveis que possam atrair baratas para dentro da sua casa.