Os triglicérides, outro tipo de gordura, são obtidos por meio de fontes dietéticas e também são produzidos pelo fígado. Eles são carregados pelo Page 2 sangue para os tecidos, nos quais podem ser usados como energia ou armazenados em células de gordura para uso futuro.
Nas células, os triglicerídeos ficam armazenados em gotas lipídicas no citosol. Nos vertebrados existem células especializadas para o armazenamento dos triglicerídeos, os adipócitos.
Triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia.
Gorduras saturadas: Chamadas informalmente de “ruins”, elas contribuem com o aumento das gorduras no sangue e, assim, colaboram para o aumento do colesterol e maior risco de desenvolvimento de doenças do coração.
As gorduras boas para o coração são as gorduras insaturadas, encontradas no salmão, no abacate ou na semente de linhaça, por exemplo. Essas gorduras são divididas em dois tipos, monoinsaturadas e poliinsaturadas, e em geral são líquidas à temperatura ambiente.
As melhores opções de gorduras boas para colocar no prato
Cozinhar com banha de porco é mais saudável do que com óleos vegetais, diz especialista. Assim como a manteiga, o azeite e óleo de coco, a banha de porco é rica em graxos monoinsaturados, ou seja, é mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação.
As gorduras insaturadas, quando consumidas na medida certa, podem ajudar a reduzir níveis de colesterol ruim e o risco de doenças cardíacas, por isso a fama de gordura boa. Esse tipo de gordura também pode ajudar a regular a os níveis de insulina e as funções hormonais.
Gorduras são fontes de energia para o corpo e cumprem também outras funções,como participar da construção das células, manter a temperatura do corpo, proteger os órgãos vitais, transportar vitaminas e compor as enzimas, hormônios e substâncias que auxiliam o sistema imunológico.
O ÚNICO óleo que não faz mal é o ÓLEO DE CÔCO, que pode ser submetido a altas temperaturas sem oxidar-se.