Os taninos não estão presentes só nas uvas, mas em diversas outras plantas, frutas e sementes....Além do vinho e do chá, outros alimentos ricos em taninos são:
O tanino é uma substância química encontrada no grupo de fenóis vegetais. É encontrado em sementes, cascas e caules de frutos verdes. ... Nas uvas, os taninos estão principalmente nas cascas e sementes. Para perder a agressividade, os vinhos passam por um amadurecimento, tornando os taninos macios e sedosos.
O TANINO é um Polifenol de origem vegetal, que atua como um poderoso ativo natural, nele há propriedades e virtudes terapêuticas, que quando associado a outros elementos forma um poderoso agente selador e potencializador de nutrientes.
Os taninos nos chás Os níveis de tanino variam nos diferentes tipos de chá. Os quatro principais tipos de chá são branco, preto, verde e oolong, todos feitos das folhas de uma planta chamada Camellia sinensis.
Os taninos podem ter um sabor amargo, causando certa estranheza na boca, quando ainda verdes ou em um ponto de maturação ainda não ideal. Quanto mais “verde”, mais amargo ele será. É daqui que pode vir o sabor herbáceo, de caule esmagado, presente em alguns vinhos.
Ao bebermos um vinho o percebemos primeiro na boca, depois na garganta e só depois no sistema olfativo interno. As papilas gustativas detectam apenas sabores básicos: doce, salgado, amargo, azedo e umami.
Significado de Tânico adjetivo [Química] 1 Que contém tanino. Diz-se de uma substância extraída da casca e dos frutos de diversas plantas; tanino.
Veja como é simples: o tanino é a substância encontrada nos vinhos, que se originam principalmente das cascas e sementes das uvas. Ele é responsável pela sensação de amargor que geralmente os iniciantes percebem de imediato e também provoca o “travamento” da língua, termo mais usado pelos iniciados.
A mistura de sorgo na produção de ração animal, em substituição ao milho, dependerá não só da oferta disponível, mas de um fator eminentemente técnico: a presença de tanino. Trata-se de um componente encontrado naturalmente no grão e que reduz a capacidade das aves de digerir o cereal.
Quando falamos em corpo do vinho, nos referimos à sensação de maior ou menor densidade que a bebida apresenta em boca.
Geralmente, quando se referem a vinhos frutados, o que os apreciadores estão querendo dizer é que o vinho desprende aromas e sabores de frutas, é leve e delicado ao paladar, possui baixa acidez, mínima presença de taninos, nos tintos, e, finalmente, uma leve e sutil percepção de açúcar residual. ...
Que tem sabor ou aroma de fruto (ex.: vinho frutado).
Cor intensa: refere-se à menor transparência. Nos vinhos tintos de guarda, a maior intensidade é um atributo. Cor pouco intensa: refere-se mais aos vinhos tintos e corresponde a cores vermelhas ou vermelhas/laranjas pálido, muito transparentes.
Segundo os especialistas, vinho honesto quer simplesmente dizer que você receberá o que pagou. Se comprou um vinho barato, terá harmonia, equilíbrio, agradabilidade. Se comprou um vinho caro, terá complexidade, elegância, longevidade e peculiaridade. Essa expressão lembra que vinho caro nem sempre será bom.
Tem vinho suave bom e barato a partir de R$25,00.
Elegante - é um vinho de muita qualidade, sutil e equilibrado. Quando nada é demais: não é encorpado demais, nem perfumado demais, nem tânico demais.
Cabernet Sauvignon
As uvas usadas na produção de vinhos encorpados costumam ser cultivadas em regiões mais quentes, têm cor escura, aromas de frutas negras e contam com cascas mais grossas....São boas opções para vinhos encorpados:
Vinho suave: elaborado com uvas comuns, é um dos vinhos mais doces; Vinho doce: um dos mais sofisticados, é o ideal para acompanhar sobremesas; Vinho branco: com um sabor frutado, esse geralmente é servido gelado; Vinho tinto: um dos mais tradicionais, onde a uva confere muito sabor e cor.
Os vinhos suaves são mais adocicados e costumam agradar aos iniciantes no mundo dos vinhos. Em geral, eles são produzidos a partir de uvas de mesa como Concord, Herbermont e Niágara. Alguns produtores, no entanto, trabalham com uvas mais nobres, uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.
O vinho suave fino é elaborado com as uvas Vitis viniferas, que, ao contrário do que muita gente pensa, não dá origem a apenas vinhos secos. Dessa forma, há vinhos suaves feitos de uvas mais famosas, como a Cabernet Sauvignon, a Pinot Noir, a Merlot, a Chardonnay.
Sabor da Carménère Por que? Embora os taninos sejam considerados mais suaves (se comparados ao Cabernet Sauvignon), esta uva não apresenta a mesma delicadeza que a Merlot. A Merlot traz uma textura mais encorpada, rugosa. Enquanto a Carménère não tem esse poder de dar uma textura “aveludada” ao vinho.
No que diz respeito à doçura do produto, o vinho tranqüilo é chamado de "seco" quando contiver até 5 gramas de açúcar, de "demi-sec" ou "meio seco" quando contiver de 5,1 a 20 gramas, e "suave" quanto o teor superar 20 gramas por litro.
Merlot. A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado.
Enquanto o vinho Cabernet Sauvignon possui uma característica forte na boca, o Merlot é macio. ... Derivado da família dos tintos mais clássicos, o vinho Malbec possui cor em tom vermelho púrpura intenso. Na boca apresenta sabor prolongado e taninos “doces”.
Para ficar suave, o vinho recebe açúcar. Exatamente como você já deve ter feito com aquele vinho seco que o seu avô serviu quando você ainda era adolescente. Se você nunca o fez, provavelmente conhece alguém que já fez. Em tese, colocar uma colher de açúcar no vinho seco, o torna um vinho “suave”.