Ou seja, a leitura de um conto tem que ser intensa (idealmente podendo ser feita em uma única sentada) e causar, ao final, um efeito no leitor. Esse efeito pode ser de horror, de nojo, de amor (o famoso “aaawwwwwwwwn!”), de empatia, etc. Isso é algo diferente do que acontece num romance.
Como ler para os bebês?
Dá 3640 livros numa vida. Quase todas as bibliotecas têm muito mais livros do que isto. Por ano, são publicados quase 300 000 livros (estou a falar de edições, não de exemplares).
Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. É um número baixo se comparado a alguns países orientais, como a Índia e a China, que são os países que mais leem no mundo.
O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. A Bíblia é apontada como o tipo de livro mais lido pelos entrevistados e também como o mais marcante.
Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.