crossorigin="anonymous">
No momento de fazer pesquisas para trabalhos acadêmicos é necessário redobrar os cuidados em relação às fontes citadas. Ainda mais quando você estiver usando textos retirados da internet. Que apesar de ser uma ótima, e quase infinita, fonte de citações também pode apresentar muitos dados questionáveis. Não adianta fazer apenas uma busca no Google, clicar no primeiro link que aparece e acreditar que tudo o que está escrito alí é 100% confiável.
Por isso, você não deve copiar trechos do Google, ele deve servir apenas como pesquisa, uma vez que os professores conseguem verificar com muita facilidade se isso acontecer, o que pode prejudicar o seu trabalho, trazendo graves consequências para o aluno.
Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Se você quer acessar a sua biblioteca, clique em “minha biblioteca” e depois no botão vermelho “ativar”. Agora se a sua intenção é ver todos os artigos salvos na sua biblioteca, clique em “minha biblioteca”.
A intenção do Google Acadêmico é trazer mais praticidade para a vida do estudante que muitas vezes não consegue encontrar informações relevantes sobre determinados assuntos. A ferramenta possui um grande acervo de documentos que são encontrados em diversas línguas, mas que podem ser traduzidos para facilitar a compreensão.
A maioria dos estudantes encontra bastante dificuldade para achar documentos que sirvam de auxílio em seus trabalhos acadêmicos. Ao perceber essa grande procura, o Google tratou de criar uma ferramenta exclusiva para esse mecanismo de busca: o Google Acadêmico.
O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
Algumas páginas se especializaram no assunto e criaram um grande acervo de documentos e materiais de estudos. Foi isso que ocorreu com o Google Acadêmico que se tornou referência no meio acadêmico.
As colunas “índice h5” e “mediana h5” servem para organizar o ranking com média de referências que seus artigos obtiveram, permitindo que você faça um exame minucioso nos índices métricos dos artigos exibidos, uma vez que o sistema oferece diversos hyperlinks para isso.
crossorigin="anonymous">
Antes de monitorar as citações de suas publicações, você precisará fazer um cadastro preenchendo dados como nome, filiação, e-mail para verificação, áreas de interesse e página inicial.
Se você deseja fazer uma busca avançada, clique na seta que está no canto direito do campo de busca. Em seguida, preencha todos os campos que você achar necessário e que podem auxiliá-lo a ter uma pesquisa mais precisa. Veja as formas como você pode encontrar artigos:
O Google Acadêmico, também chamado de Google Scholar é uma ferramenta de pesquisa “idêntica” ao Google tradicional.
Agora você precisa adicionar os artigos que você escreveu dentro do seu perfil criado e caso você precise poderá editar, excluir ou adicionar mais artigos. No final, você deve escolher como a ferramenta deverá atualizar os seus artigos. Se automaticamente ou enviando um e-mail para a sua análise e confirmação.
É possível adicionar a extensão do Google Acadêmico no seu navegador do Google Chrome ou Mozilla Firefox. Dessa forma, você terá acesso de forma fácil e rápida a plataforma quando estiver conectado em qualquer página web.
Antes da internet o estudante precisava ir até uma biblioteca para procurar em livros, jornais e enciclopédias os assuntos que fizessem referências ao tema de seu trabalho. Atualmente, o acesso a essas informações se tornou algo mais prático, podendo encontrá-los em sites, portais e mecanismos de busca.
O sistema é muito parecido com o mecanismo de buscas do Google. Entretanto, você precisa está atento a alguns detalhes na plataforma para facilitar e melhorar a sua busca com o retorno de informações relevantes.
Quando estiver na página de busca, digite o assunto que você quer pesquisar. Como o layout é parecido com o buscador tradicional do Google, você também poderá filtrar todos os resultados.