Onde fica o ligamento supraespinhal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O ligamento supraespinhal unem os ápices dos processos espinhosos adjacentes. A partir do 7º processo espinhoso até o osso occipital, é reforçado por feixes colágenos e torna-se ligamento nucal. É responsável por limitar o movimento de flexão de tronco e auxilia o retorno do mesmo para posição ereta.
O que que é supra espinhal?
O músculo supraespinhal é um dos músculos que compõem o manguito rotador, juntamente com os músculos redondo menor, infra espinhal e subescapular. Cada um desses músculos trabalha juntamente com tendões e ligamentos, portanto, o tendão supraespinhal faz parte da estrutura do músculo supraespinhal.
Qual o movimento do supra espinhal?
Ações. A contração do supra-espinhal leva à ( 1ºabdução horizontal *2ª rotação externa ou lateral, *3ª rotação externa do ombro e do braço, na articulação do ombro. Ele é freqüentemente descrito como o inciador da abdução, já que é o principal músculo agonista desse movimento.
Qual a função do ligamento longitudinal anterior?
Os corpos vertebrais e os discos intervertebrais são reforçados por dois ligamentos longitudinais fibrosos. O ligamento longitudinal anterior se estende ao longo da face ânterolateral externa dos corpos vertebrais desde a base do crânio até o sacro. Seu papel é limitar a extensão e evitar a hiperflexão da coluna.
Qual o movimento do ombro?
O complexo do ombro possui quatro grupos de movimento, no plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; e no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação (LIPPERT, 2003; HAMILL & KNETZEN, 2008).