a cada elemento do espaço amostral um valor num conjunto enumerável de pontos da reta é denominada variável aleatória discreta. Se o conjunto de valores é qualquer intervalo de números reais, X é denominada variável aleatória contínua.
Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. ... Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido.
Um evento aleatório pode ser entendido como um fenômeno que, quando repetido várias vezes de forma semelhante, apresenta resultados imprevisíveis. O lançamento de uma moeda é um bom exemplo.
Um evento é qualquer subconjunto de um espaço amostral. Ele pode conter nenhum elemento (conjunto vazio) ou todos os elementos de um espaço amostral. O número de elementos do evento é representado da seguinte maneira: n(E), sendo E o evento em questão.
Os experimentos determinísticos são totalmente caracterizados a priori, ou seja, são fenômenos em que o resultado é sabido antes mesmo em que ele ocorra e desta forma, nada temos a fazer.
Divida o número de eventos pelo número de resultados possíveis. Assim, você vai chegar à probabilidade de um evento específico acontecer. No exemplo de "tirar 3 em um jogo de dado", o número de eventos é 1 (só há um "3" em cada dado) e o número de resultados é 6.
Explicação: Qualquer alternativa que você escolher , ou você está certo ou você está errado ! ou seja 50% de chance de acertar .
O mesmo raciocínio se aplica aos problemas da genética. Há duas maneiras de uma casal ter um menino e uma menina: o primeiro filho ser menino E o segundo filho ser menina (1/2 X 1/2 = 1/4) OU o primeiro ser menina e o segundo ser menino (1/2 X 1/2 = 1/4). A probabilidade final é 1/4 + 1/4 = 2/4, ou 1/2.
Verificado por especialistas. Explicação passo-a-passo: É 1 possibilidade { 6 } em 6 { 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 }, ou seja, 16,66%.
A probabilidade de Célia conseguir o número 6 em exatamente 10 desses lançamentos é de (30 10) . (1/6)¹⁰ .
Envolvendo o dado e a moeda temos um espaço amostral de 12 eventos. A probabilidade de obtermos o resultado (coroa, 1) é de 1 em 12. Portanto: Ao lançarmos um dado e uma moeda, a probabilidade de obtermos o par (coroa, 1) será de aproximadamente 8,3%.
16,7%