crossorigin="anonymous">
Uma tabela de vida contem as estatísticas vitais como a probabilidade de um indivíduo sobreviver e se reproduzir. Taxa reprodutiva líquida = Ro = Σ lx.mx = número de fêmeas produzidas por fêmea durante a vida de uma fêmea.
As curvas de sobrevivência expressam a quantidade de indivíduos em uma população que sobrevivem ao longo do tempo. Corresponde a capacidade potencial da populaçõa para aumentar seu número de indivíduos em condições ideais, isto é, sem que nada haja para impedir esse aumento.
Curvas de sobrevivência são gráficos que mostram qual a fração de uma população sobrevive de uma idade para outra. Uma pirâmide sexo-etária é uma "representação instantânea" de uma população no tempo, mostrando como seus membros estão distribuídos entre as categorias etárias e sexuais.
Potencial biótico e resistência ambiental O potencial biótico ou reprodutivo é a capacidade inata de uma população aumentar o número de componentes, em condições ambientais ótimas. ... Neste trabalho foi observado que o número de indivíduos em função do tempo forma uma curva em S ou curva signoide.
Curvas de crescimento Ela é caracterizada por uma fase inicial de crescimento lento, em que ocorre o ajuste dos organismos ao meio de vida. A seguir, ocorre um rápido crescimento, do tipo exponencial, que culmina com uma fase de estabilização, na qual a população não mais apresenta crescimento.
Curvas de Crescimento Populacional Representa um crescimento hipotético cujas condições ambientais são ideais. Curva em S: Curva de crescimento real, resultado do potencial biótico (curva em J) menos os fatores de resistência do meio ambiente.
potencial biótico: à capacidade máxima de reprodução de uma espécie biológica, determinada entre outros fatores pela duração do ciclo de vida dessa espécie e o tamanho de sua prole, sob condições ambientais óptimas.
Uma determinada população pode crescer por influência da imigração e da taxa de natalidade, como pode diminuir pela emigração e pela taxa de mortalidade. ... Estas experiências mostraram o papel de dois fatores no controle das populações: quantidade de alimento e espaço.
um objeto flutua quando tem uma densidade menor que a do líquido em que ele está colocado. quando a densidade do objeto é maior que a densidade do líquido onde ele está colocado, ele afunda. exemplo água e pedra. a pedra tem densidade maior (maior peso) que´a água, por essa razão ela afunda na água.
Dessa forma, o estudo da flutuação populacional de qualquer inseto é importante na obtenção de dados referentes às épocas e picos de ocorrência, o que permite estabelecer níveis de danos e de controle de espécies pragas.