Uma decisão racional é aquela que não é apenas fundamentada, mas também é ideal para alcançar um objetivo ou resolver um problema. Determinar otimização para o comportamento racional exige uma formulação quantificável do problema, e fazer várias suposições-chave.
- O Pensamento Racional contribui para que o homem diferencie o certo do errado, o certo tem razão, o errado não tem razão, podemos chamar de razão a capacidade que todo ser humano tem de criar e articular as palavras e pensamento, por isso o homem é um animal racional, ele pensa, fala e tem ideias.
O empírico é o conhecimento que adquirimos no dia a dia. Caracterizado pelo senso comum, pela forma espontânea e direta e entendermos e que não precisa ter comprovação cinentífica. Já o conhecimento racional é concreto, saberes que temos certeza que estão certos.
Pensamento lógico/racional é quando você deixa de lado seus sentimentos e emoções para analisar algo usando a razão e fatos concretos.
O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (vide Piaget). O pensamento é construtor e construtivo do conhecimento. O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. A atividade de pensar confere ao homem "asas" para mover-se no mundo e "raízes" para aprofundar-se na realidade.
1) Quais características abairo podem ser relacionadas ao dogmatismo religioso? a)respeito a liberdade religiosa,aceitação do valor de diferentes crenças , interpretação não -literal de mitos e textos religiosos.
Significado de Dogmática substantivo feminino Parte da teologia que estuda os dogmas, os preceitos de uma religião tidos como verdades absolutas. [Religião] Reunião dos dogmas (preceitos) que compõe uma religião.
Dogmatismo no senso comum O dogmático do senso comum é aquele que está certo de ser o portador da verdade e tenta impô-la aos outros sem recorrer ao diálogo.
Dogmatismo é apresentado pela Filosofia e Teologia como a crença absoluta e verdade incontestável. Sua origem vem da Grécia Antiga, tempo em que filósofos como Aristóteles já defendiam suas crenças como corretas e inquestionáveis.
Immanuel Kant
A partir disso, entendemos que quando falamos que uma pessoa é dogmática, isso significa que é uma pessoa que afirma uma opinião sem admitir contestação. A atitude dogmática é submissa e autoritária ao mesmo tempo.
O dogmatismo é uma prática de se ter algum pensamento como inviolável e imutável. Isso acontece em diversas religiões e em pressupostos da filosofia. O estranhamento pode romper o dogmatismo pois há o início de uma série de questões e, na Biologia, existem diversos dogmas.
Resposta: a atitude dogmatica requer a auxencia de pensamento critico sobre algo. a atitude de estranhamento é o primeiro passo para raciocinio pois permite vc criticar algo que parece ser uma verdade imutavel.
Quando se rompe a atitude dogmática? Quando somos capazes de uma atitude de estranhamento diante das coisas que nos pareciam familiares. Dê um exemplo (tirado de sua vida pessoal, da literatura ou do cinema) de estranhamento diante de alguma coisa ou de algum fato que parecia simples e natural.
O dogmatismo teórico, entendido como aceitação inquestionável de uma teoria e rejeição a priori de todas as outras, e o ecletismo teórico, compreendido como uso indiscriminado de conceitos, linguagens, procedimentos, métodos, técnicas e instrumentos produzidos por diferentes perspectivas teóricas, são posicionamentos ...
Podemos definir o Psicólogo eclético como aquele que afirma utilizar diferentes orientações teóricas para embasar suas práticas. Muitas pessoas dentro da Psicologia defendem o ecletismo. Rotineiramente defendem que uma abordagem específica não é suficiente para compreender o ser humano, que seria, por demais complexo.
O que é Dogmatismo: Dogmatismo é a tendência de um indivíduo, de afirmar ou crer em algo como verdadeiro e indiscutível, é um termo muito utilizado pela religião e pela filosofia. O dogmatismo ocorre quando uma pessoa considera uma verdade absoluta e indiscutível, o que é muito debatido nas religiões.
O dogmatismo ingênuo consiste em acreditar plenamente nas possibilidades do nosso conhecimento, onde vemos o mundo tal qual ele é; e o dogmatismo crítico acredita na nossa capacidade de conhecer a verdade mediante um esforço conjugado dos sentidos e da inteligência, através de um trabalho metódico, racional e ...
O Dogmatismo é importante para fazer-nos acreditar naquilo que é verdade e para dizer-mos também verdades,pois, Dogmatismo é um ato de afirmação das opiniões como sendo verdades, ou seja,é você afirmar algo com total convicção que aquilo que você acredita é verdadeiro.
Mas afinal, o que exatamente é verdade relativa? A verdade relativa nada mais é do que aquela verdade que é relativa a algo. Ou seja, algo só pode ser tomado como verdade em determinadas condições bem estabelecidas que possibilitam a existência daquilo que é verdade.
Não é possível estabelecer verdade que não tenha reconhecimento enquanto conhecimento, pois estaria-se baseando no achismo e senso comum, o que gera resultados não confiáveis. A verdade precisa ser confiável e relevante para a sociedade, por isso, para se chegar a verdade tem que se ter a construção de conhecimento.
Ceticismo - Uma doutrina é cética quando duvida ou nega a possibilidade de conhecermos a verdade. Essa interpretação também pode seguir duas vertentes básicas, uma absoluta e outra relativa.
4) Por que em nossa sociedade é difícil despertar o desejo da verdade? Porque com a demasia de informações, a rotina e as regras impostas pela sociedade nos sentimos seguros e confiantes, achando que o que nos dizem e impõem é a verdade. Mas somente buscamos a verdade quando temos incerteza ou estamos inseguros.
Resposta: Nosso conhecimento provém de uma cultura onde somos ensinados maneiras do que é correto ou incorreto. ... Cabe a nós também percebermos que vivemos em uma sociedade doentia, por conta de um cultura que rebaixa diferentes minorias. O certo é uma questão muito singular, pois cada um acredita ter sua verdade.
“Alegoria de Platão reflita sobre o que é o conhecimento, qual a nossa relação com a verdade e o que nos leva a querer saber e fazer aquilo que consideramos certo (enfim, o que é alguma coisa “certa” pra nós? — Tenso, né?).