crossorigin="anonymous">
A reflexão da luz ocorre quando um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao meio de origem. Esse fenômeno pode ser classificado como regular ou difuso.
Existem dois tipos de reflexão: regular e difusa. A reflexão regular é aquela em que é possível enxergar uma imagem refletida, enquanto a difusa é a reflexão que emana de objetos que não são dotados de superfícies suficientemente lisas para promover uma reflexão regular.
A refração ocorre quando a luz atravessa a interface entre dois meios ópticos e transparentes, como ar e água. Quando isso acontece, a velocidade de propagação da luz muda, uma vez que essa velocidade depende de uma característica de cada meio óptico chamada de índice de refração absoluto.
O processo utilizado nas fibras ópticas é o de reflexão total dos raios luminosos. Todo meio por onde a luz pode se propagar tem um índice de refração, que nada mais é do que a razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio.
O ângulo de incidência é o respectivo ângulo (a partir da reta N) no qual um feixe de luz sobrevém numa face espelhada. Sendo que, a reflexão realmente acontece se o ângulo i for diferente de 90° (feixe paralelo ao espelho).
(Unesp) Quando um feixe de luz, propagando-se no ar, incide sobre a superfície plana de separação entre o ar e um meio transparente como, por exemplo, a água ou o vidro, ocorrem simultaneamente a refração e a reflexão. Nesse caso dizemos que a luz sofre uma reflexão parcial.
Quando a luz que se propaga no ar atinge a superfície da água, parte dela (parte da energia luminosa) é refletida e parte é refratada. O fenômeno da refração é sempre acompanhado do fenômeno da reflexão!৪ অক্টোবর, ২০১০
O índice de refração absoluto, por sua vez, é calculado tendo como referência o vácuo, o meio pelo qual a luz propaga-se com a maior velocidade possível. ... Geralmente, quanto maior é a frequência da luz, maior será o índice de refração da luz para aquela frequência específica.
O índice de refração de uma substância, cujo símbolo é n, consiste na razão entre a velocidade de propagação da luz no vazio (c) e a velocidade de propagação da luz nessa substância. Depende de fatores como o comprimento de onda da radiação incidente, a temperatura e a pressão (gases).
Dessa forma, quando falamos que o índice de refração de um meio é 2,42, como, por exemplo, o do diamante, significa que a velocidade da luz nesse meio é menor que no vácuo, ou seja, é como se disséssemos que a velocidade da luz no vácuo é 2,42 vezes maior.